Home / Notícias / UBATUBA SAI NA FRENTE COM ATENDIMENTO LOCAL A PACIENTES COM CÂNCER

UBATUBA SAI NA FRENTE COM ATENDIMENTO LOCAL A PACIENTES COM CÂNCER

Até agora, muitos tinha que viajar para outras cidades em busca de atendimento

Com assinaturas regimentais entrou em votação na 33ª sessão realizada na terça feira -24/120- Projeto de Lei nº 74/23 do vereador Jorge Ribeiro – PV – que denomina de Francine Maia o prédio do Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba, inaugurado nesta sexta feira (27/10).

O novo prédio presta uma homenagem à servidora pública concursada da Prefeitura de Ubatuba, Francine Maia França, que muito contribuiu para melhorias na saúde da região, fazendo parte de diversos grupos de trabalho da Diretoria Regional de Saúde, que abrange 39 municípios do Vale e Litoral Norte, dedicando boa parte de sua vida à defesa dos direitos da população a uma saúde digna. Ela faleceu de câncer aos 48 anos, em setembro de 2019.

Criado em 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Apoio ao Paciente Oncológico de Ubatuba deixou de atender no Centro de Especialidades Médicas (CEM) do Postão da av. Rio Grande do Sul, passando agora a receber os pacientes na nova unidade à avenida Liberdade, nº 860, no centro.

Equipe multidisciplinar
– Tal núcleo conta hoje com equipe multidisciplinar composta por psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeuta e agora uma médica oncologista que atenderá por 10 horas/semanais neste espaço próprio para um atendimento à altura das necessidades deste grupo, oferecendo ainda suporte aos pacientes pelo telefone (12) 3834-2325, por ligação ou WhatsApp.

Dados estatísticos apontam que atualmente cerca de mil pessoas passam por tratamento de câncer no município. “Iniciamos o atendimento de uma forma simples e, este ano, a gente conseguiu formar realmente uma equipe multidisciplinar. Esse projeto é um sonho que se tornou realidade, um legado importante que deixaremos para a cidade e sou grata por fazer parte disso tudo”, explicou a enfermeira Sueli Pedrosa, idealizadora do projeto.

Os tratamentos oncológicos costumam ser cansativos e o núcleo atua como um facilitador e intermediador entre os pacientes e os serviços oferecidos, principalmente em outros municípios, com a missão de otimizar etapas para o tratamento, evitar abandonos e faltas e monitorar a evolução dos pacientes.

Veterinários passam atender em 40 horas semanais – Com a aprovação unânime do Projeto de Lei n° 36/23, do Executivo alterando o quantitativo e a jornada de trabalho do cargo de Médico Veterinário, o Centro de Zoonose de Ubatuba passa a ter cobertura profissional de 40 horas semanais, sendo que até agora a jornada era de apenas 20 horas.

O vereador Jorge Ribeiro explicou que é um projeto chegou até a Câmara por iniciativa dos servidores pois o Centro de Zoonose precisa de profissionais com mais tempo de serviço. Eles vieram até a Câmara pedindo a aprovação explicando que isso vai melhorar a qualidade dos serviços em relação à causa animal.