Home / Notícias / VISITAS DA FOLIA DO DIVINO ENTRAM NO CALENDÁRIO OFICIAL DE UBATUBA

VISITAS DA FOLIA DO DIVINO ENTRAM NO CALENDÁRIO OFICIAL DE UBATUBA

Após uma série de adiamentos, vereadores de Ubatuba aprovaram por unanimidade Projeto de Lei do vereador Eugênio Zwibelberg (União Brasil), incluindo as atividades da “peregrinação da Folia do Divino” no Calendário Oficial de Eventos de Ubatuba, o que possibilita receber ajuda oficial.

A Comissão de Justiça e Redação entende que o intuito do projeto é reconhecer, valorizar e salvaguardar essa importante manifestação cultural vinculada às tradições ubatubenses.

O vereador Zwibelberg explicou que “recebeu no gabinete diversos foliões e todos pediram ajuda no sentido de formalizar a folia dentro do calendário oficial para que eles possam enquanto foliões receber auxílios não só do Executivo mas de outras entidades governamentais e sociedade civil como um todo.

O vereador detalhou que “a ajuda principal que eles reivindicam é com o transporte, uma Van. Para que nossas tradições culturais não se apaguem é que fiz esse projeto. Inserida no calendário oficial, o Município passa a ter uma certa obrigação para com os foliões.

Liberdade Religiosa – Na sequência da sessão, foi colocado em votação o Projeto de Lei nº 65/22, vereador Jorge Ribeiro “Jorginho” (PV), que “institui o Mês Municipal da Liberdade Religiosa no calendário oficial de eventos do município” a ser celebrado entre os dias 15 de dezembro e 15 de janeiro.
A Comissão de Justiça e Redação diz que o texto visa assegurar a liberdade de manifestações religiosas e de expressão da Fé.