Home / Notícias / Destaques / APROVADO PROJETO DE INCENTIVO AO JOGO DE XADREZ EM ESCOLAS

APROVADO PROJETO DE INCENTIVO AO JOGO DE XADREZ EM ESCOLAS

Com o arquivamento de um projeto e adiamento de outros quatro constantes da pauta da 29ª sessão ordinária, realizada nesta terça feira, 09/10, o plenário da Câmara aprovou por unanimidade dos vereadores presentes, proposta do vereador Adão Pereira (PC do B) de incentivo ao aprendizado do jogo de xadrez nas escolas da rede municipal.

A ideia propõe “ampla divulgação nas escolas sobre os benefícios do jogo e sua influência no desenvolvimento do raciocínio por parte dos praticantes”. Pelo projeto o Executivo firmaria convênio com associações de enxadristas, com apoio da iniciativa privada, para patrocínio de campeonatos, visando à implementação de propostas para difusão e ensino também em comunidades carentes.

Um incentivador do projeto é o enxadrista Hélio Paz que já implantou o ensino do jogo de xadrez na Fundac como curso regular. Da tribuna ele agradeceu o apoio dos vereadores à sua ideia, transformando-a em proposta.

Adiamentos – Foram apresentados para votação três projetos do Executivo abordando questões tributárias, Refinanciamento de Dívida (Refis) e remanejamento de verbas.

A discussão dividiu a bancada de vereadores com cinco deles defendendo a necessidade de análise pela Comissão por envolver questões orçamentárias e quatro buscando a votação na sessão, por serem questões de urgência para a cidade, com o Município vivendo dificuldades de Receita.

Assim, por cinco votos a quatro, a votação dessas três propostas foi adiada por três sessões.

O vereador Manuel Marques (PT) retirou da pauta e pediu arquivamento de proposta sua por inconstitucionalidade. O projeto buscava proibir a Elektro de cortar energia em fim de semana ou véspera de feriados prolongados, o que prejudica o consumidor pois a empresa não trabalha na religação nos feriados.