Home / Notícias / Destaques / CÂMARA SEDIA III SEMANA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CÂMARA SEDIA III SEMANA DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Evento questiona que cada um pode fazer, individualmente ou em grupo, para garantir o direito à Educação das pessoas com deficiência.

O plenário da Câmara Municipal de Ubatuba é palco, desde segunda-feira,  dia 16/09,  da Terceira Semana do Direito à Educação Inclusiva, um tema que tem merecido a atenção deste Legislativo  em apoio aos esforços da Rede Municipal de Ensino, da Associação de Pais do Espectro Autista –APEAU-, Associação Bacuri e APAE – Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais.

Na informação da Prefeitura, “a iniciativa é prevista pela Lei Municipal n° 4.000/17, que estabelece que a programação seja composta por palestras proferidas por profissionais da área, depoimentos e exposições relativas ao tema. Segundo à chefe da seção de Educação Especial, Maria de Lourdes Teixeira – Malu, “o objetivo do evento é promover uma reflexão na população sobre a existência da pessoa com deficiência, do seu direito a ser ouvida, acolhida e respeitada”.

Educação inclusiva compreende a atenção a portadores de necessidades especiais dentro da escola regular, transformando-a em um espaço para todos, favorecendo a diversidade, educando todas as crianças em um mesmo contexto escolar.

Mesa Jurídica – Aberto na segunda com a apresentação de vídeo institucional, o evento prosseguiu na terça-feira com a apresentação da Banda “Música do Silêncio”, projeto musical com surdos e ouvintes realizado com Escolas Municipais de São Paulo, além da apresentação do documentário Heyki Yoshiaki, sobre inclusão.

Na quarta-feira à tarde houve apresentação do Coral Librinhas, formado pelos alunos de Etapa I da EMEI Professora Helena Maria Mendes Alves, do Ipiranguinha, que se manifestam pela linguagem dos sinais (Libra). Após o coral, houve um bate papo inclusivo sobre o que cada um pode fazer, individualmente ou em grupo, para garantir o direito das pessoas com deficiência.

À noite, quatro advogados promoveram uma Mesa Jurídica debatendo “a Educação como direito que produz aprendizagem, saúde, lazer, bem-estar e felicidade”. Participaram da mesa Eduardo Durce, Leonardo Xexéo, Ricardo Nemer e Telma Silva.

Nesta quinta-feira (19/09), haverá a realização do Festival de Atividades Aquáticas na EM Profª Marina Salete Nepomuceno do Amaral, no Perequê-Açú. Uma mostra do quanto a atividade física e o esporte são importantes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência.

À noite,  a Igreja Apostólica Ágape de Ubatuba recebe, a partir das 18 horas e 30 minutos, o Coro da Lira, seguida da palestra: Fronteiras da Neurociência no Desenvolvimento Infantil, com a Dra. Liana Guerra Sanches.

Já tradicional na semana, a sexta-feira será marcada  pela Caminhada pela Inclusão, um movimento de conscientização sobre o direito de ir e vir da pessoa com deficiência, com concentração às  09 horas no calçadão,  finalizando no Paço Municipal com o plantio de um Ipê Amarelo e a entrega de um documento  ao Prefeito Délcio Sato.

Festival Paralímpico – Como parte das comemorações, foi tratada junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro, a participação de Ubatuba como uma das 70 cidades-sede no país do Festival Paralímpico – sendo a única com modalidades de praia para pessoas com deficiência. Além disso, haverá exibição da Equipe Brasileira Paralímpica de Vôlei. No dia 21, além do Festival Paralímpico, a praia do Perequê-Açú recebe o Festival do Remo, que também aproveita a ocasião da Semana Inclusiva.

Essas  atividades terão início às 8 horas da manhã.