Home / Notícias / Destaques / Guarda Mirim de Ubatuba visita Câmara para conhecer Projeto Cidadania

Guarda Mirim de Ubatuba visita Câmara para conhecer Projeto Cidadania

A Guarda Mirim de Ubatuba visitou a Câmara Municipal nessa quinta-feira (27) para conhecer o Projeto Cidadania, criado pelo Legislativo para explicar como funcionam os Três Poderes. Os jovens ouviram palestras e visitaram os departamentos da Casa de Leis.

O presidente da Câmara, Silvinho Brandão (PSDB), recepcionou as crianças  e proferiu algumas palavras sobre a importância do voto e como formar pessoas mais humanas para a sociedade.

Nas palavras do Presidente, o Projeto Cidadania surgiu para reforçar o ideal de patriotismo. “Os símbolos oficiais da nossa pátria não eram mais divulgados. Comecei a me recordar: lembrei da época de educação moral e cívica, da minha professora de organização social política brasileira”, disse.

O procurador legislativo da Câmara Municipal, Gustavo Café, fez uma breve palestra para explicar aos presentes a relevância em ser um cidadão com consciência dos seus diretos e deveres perante a sociedade. Com a Constituição em mãos, Gustavo falou que a Carta Magna expõe as regras do jogo e da vida.

“A Constituição mostra tudo que devemos fazer. E estabelece que temos direito à saúde, educação e segurança, entre outras. Mas também temos deveres, e são vários. E por que as coisas são assim? Porque a constituição diz que é assim”, explicou.

O guarda mirim William Nunes, de 13 anos, que sonha em ser arquiteto, assistiu as palestras atentamente e disse que aprendeu a ser mais cidadão. “Aprendi a ter mais conhecimento sobre acidade. Me senti mais participativo na sociedade”, acrescentou.

Emilli Brito, 13 anos, que quer seguir carreira militar, falou que foi fundamental para sua vida aprender a significância dos três poderes constituídos. “Pretendo seguir carreira militar e, para isso, é necessário me aprofundar mais nesses temas que foram abordados hoje”, concluiu.

Guarda Mirim

A Guarda Mirim existe desde 1966 e tornou-se de utilidade pública Municipal em 1979, e Federal  em 2006. A organização foi criada por um grupo de pessoas públicas, autoridades judiciárias e policiais civis. São inclusas no plano: crianças e adolescentes de ambos os sexos, aprendendo e aprimorando as questões de comportamento familiar e social.

Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania, elaborado pela Câmara Municipal de Ubatuba, tem o objetivo de explicar à população em geral a utilidade dos Três Poderes constituídos, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.

Trata-se de duas cartilhas, uma destinada ao público adulto e outra às crianças. O interessante no material mirim é o formato em gibi (estilo Turma da Mônica), incluindo figuras como Tião, Mira, o vereador e o prefeito.

O material didático é simples e direto. Explica como funcionam os três poderes no município de Ubatuba, nos estados e no âmbito nacional. Atrás das cartilhas existem quatro hinos: o de Ubatuba, o nacional, o da independência e da bandeira nacional.

É ainda parte do Projeto trazer até a Câmara os estudantes de escolas municipais e estaduais para conhecer o prédio e, assim, obter conhecimentos sobre a política da cidade e suas funções.

Texto: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba.
Foto: Júlio França.