Home / Notícias / Destaques / Nomear ruas: um serviço do Legislativo em prol da cidade

Nomear ruas: um serviço do Legislativo em prol da cidade

As pessoas em uma cidade são localizadas através dos seus endereços, pelo nome das ruas e dos bairros, não é mesmo? Afinal, o endereço de um local é fundamental para que o cidadão encontre o que está procurando.
Para entender melhor a situação imagine-se em um município sem nenhuma espécie de identificação. Pensou? Agora responda: você ficaria perdido? Caso não conhecesse a região, certamente sim.
Agora pense em outra situação: o carteiro pega uma correspondência nos correios e vai fazer sua entrega. Quando chega ao bairro, não há como saber quem é o destinatário. O coitado do trabalhador teria que ficar buzinando de casa em casa.
Diante dos exemplos expostos, podemos constatar que nos dias atuais a sinalização de ruas se faz necessária. As informações de localização contribuem para uma sociedade mais organizada geograficamente.
Quem nomeia ruas? Mas você sabe como é feito o processo para identificar as vias e bairros? Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara Municipal, através de projetos de leis votados pelos vereadores eleitos.
É importante ressaltar que em algumas situações essas definições de ruas, praças e logradouros ocupam boa parte das proposituras analisadas, discutidas e aprovadas pelo Legislativo. É comum nomear uma rua com o nome de uma personalidade  local, um herói nacional como avenida Tiradentes ou efemérides como praça 13 de maio ou rua 15 de novembro.
Embora nomear os locais de um município seja uma decisão dos vereadores da Câmara Municipal, muitas vezes a sociedade pode fazer sugestões.
Caso uma pessoa seja muito importante à comunidade, tento prestado serviços sociais, ajudando os que ali habitam, os próprios moradores podem reivindicar uma homenagem ao benfeitor. As nomeações de ruas com personalidades só podem sem feitas após o falecimento do homenageado, nunca em vida.