Home / Notícias / Destaques / PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, PROFESSORA GANHA MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES

PELO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, PROFESSORA GANHA MEDALHA ZUMBI DOS PALMARES

Medalha foi proposta por vereador ao não conseguir criar o Conselho das Comunidades Negras

O vereador Rogério Frediani (PL), para lembrar o Dia da Consciência Negra -20/11- concedeu a medalha “Zumbi dos Palmares” a professora Maria de Lurdes Teixeira Souza Franco, conhecida como Malu Teixeira, como exemplo de superação e representatividade negra na cidade, psicopedagoga do setor de Educação Especial do Município, com uma brilhante trajetória de vida e extenso trabalho como gestora da Educação Inclusiva em Ubatuba.

A professora seria “a voz que ecoa nos corações por um mundo melhor, mais humano e mais justo pelo caminho do amor. Atua com crianças e suas famílias auxiliando na inserção de dos direitos garantidos pelas políticas públicas vigentes”.

Malú também age em prol da inclusão de pessoas com deficiência, compartilhando suas experiências como profissional, mãe e mulher preta nessa militância pelas minorias na qual se encontra inserida a medalha “Zumbi dos Palmares”.
Falando da Tribuna a professora lembrou séculos de exclusão dos negros escravizados e graças a luta de tantos abolicionistas e de pessoas como Zumbi dos Palmares e sua mulher ela hoje pode entrar na Câmara Municipal como homenageada. É impressionante como em pleno século XXI ainda seja necessário falar em racismo, preconceitos em suas diversas formas e exclusões”, lamentou.

Frediani lembra que “em outras vereanças ele propôs a criação do Conselho Municipal das Comunidades Negras que não foi à frente mas ainda é um sonho. No lugar criamos a medalha Zumbi dos Palmares. Acho que eu sou o único vereador que se atenta a essa data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ressaltando minha atuação dentro das comunidades quilombolas”.

“A surfista quilombola, Lua do Camburi”

Em sessão anterior Frediani já havia homenageado o diretor de cinema caiçara Ramon Soares dos Santos, criador do Projeto Afro Surfe no quilombo do Camburio, zona Norte de Ubatuba, que inclui aulas para 15 crianças além de educação ambiental. Com Ramon foi lembrado também o cineasta Victor Fisch, idealizador do Festival Internacional de Cinema de Surf que premiou o curta metragem, de Ramon intitulado “A Lua nasce no mar”, em que conta a história da surfista Luana Soares.

Nesta 37ª Sessão foi a vez de homenagear a própria Luana Soares, a Lua do Camburi, campeã como surfista longboard, protagonista ai do documentário de Ramon premiado no 13° Festival Rock Spirit de Cinema”, que contou com a participação de 14 países, totalizando 52 filmes.
Frediani, autor da homenagem, diz que ficou até assustado com o currículo dela, ranqueada entre as 16 melhores de Mundo e a primeira no ranking brasileiro. E com 18 aninhos, ubatubana, levando o nome da nossa cidade lá pra fora.

O vereador lembrou que em 2010 ele foi o primeiro a dar uma moção de congratulações ao Filipinho quando ele ganhou seu primeiro campeonato no Guarujá juntamente com o pai dele, Ricardinho.

Por isso ele se considera “pé quente” -melhor, “mão quente”. “Você veio da Califórnia para alguns compromissos e vai receber essa homenagem das minhas mãos. Então tenho certeza que você vai chegar lá, como o Filipinho chegou, certeza que ela será vencedora. Vamos ter uma campeã mundial ai, incentivou fácil, fácil. Está com apenas 18 anos. Você está dedicada e vai chegar onde você está querendo”, incentivou o vereador.
Outros vereadores como Vantuil Ita, Osmar de Souza, Jorginho, também parabenizam Luana pela trajetória.