Home / Notícias / Destaques / PENÚLTIMA SESSÃO DO ANO APROVA CONTRATAÇÃO DE 50 GUARDA VIDAS E ENTREGA 3 MOÇÕES

Guarda Civil é elogiada por ação em jogo turbulento de final de campeonato

A 39ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba, a penúltima de 2023, trouxe na Ordem do Dia um projeto autorizando a contratação temporária pela Prefeitura de 50 auxiliares de guarda-vidas para prestação de serviços nas praias durante a temporada”, além da entrega de três moções de congratulações.

A contratação de guarda-vidas será por um período de 90 dias prorrogáveis por igual período e com remuneração equivalente à referência 9 da tabela de vencimentos da Prefeitura.

A aprovação foi elogiada por um representante dos bombeiros que falou na Tribuna Popular por tratar-se de atividade essencial na proteção dos turistas. ”O que foi votado hoje é muito importante para Ubatuba e para os turistas. Nós conhecemos os perigos do mar mas o turista não, principalmente aquele de um dia. Ele vem pra praia e quer fazer tudo ao mesmo tempo e pode cair numa corrente de retorno e se afogar”, alertou. “Se fizermos a prevenção, a chance de uma pessoa se afogar é mínima”.
Turistas não conhecem os perigos do mar. Prevenção evita afogamentos

Segundo o bombeiro, “o índice de afogamento pós temporada tem crescido. Não existe mais a temporada clássica entre dezembro e fevereiro. Após a pandemia as coisas mudaram. Hoje é o ano inteiro. Nós somos o posto de bombeiros que mais atendemos ocorrências junto com o de Guarujá, no Estado de São Paulo e acho que até do Brasil.

O Vereador Rogério Frediani concorda com o pronunciamento e sugere que tais contratações possam se prolongar por mais tempo, talvez cobrindo o ano todo.

A ENTREGA DE TRÊS MOÇÕES – Antes da votação do projeto, foi aprovada a entrega de três moções de congratulações, a primeira, de nº 30/23 do vereador Jorge Ribeiro “Jorginho” – PV, homenageou os esforços de funcionários, coordenadores e direção da Escola Marina Salete pela realização da 16ª Feira Literária que tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita incentivando a formação de futuros escritores. “A Feira já é uma tradição daquela escola e devemos incentivar cada vez mais as crianças ao hábito da leitura principalmente nesses tempos digitais”, enfatizou o proponente.

Seguiu-se a entrega da Moção nº 26/23 do vereador Silvinho Brandão (PSD) homenageando o motorista Walter Graciliano dos Santos, o Valtão, primeiro motorista de ambulância de UTI da região, tendo ingressado na Prefeitura em abril de 1978, como motorista no Gabinete do Prefeito e posteriormente na Secretaria da Saúde.

Seu Wálter é um ícone dentro da categoria dos motoristas da Saúde
Sua ambulância UTI, a primeira e única naquela época, atendia então Ubatuba, Caraguá e São Sebastião, transferindo pacientes em estado gravíssimo para hospitais de referência no Estado. Ficou 25 anos atuando em ambulância UTI e só em 2007, começou a trabalhar com ambulância simples, atendendo as escalas para onde o setor de Transporte o enviava, nunca recusando viagens. Não é um simples condutor mas sempre foi um Anjo da Guarda dos pacientes. Ele se aposenta no início de 2024.

Segundo Silvinho, Wálter é um ícone, uma referência dentro da categoria”. O conheci não só como um condutor, um motorista mas um amigo, um enfermeiro, um psicólogo dos pacientes. Hoje é também Pastor”, informou Silvinho.

Também o vereador Rogério Frediani ressalta as qualidades do servidor, nessa difícil atividade de transferências de pacientes com todas as dificuldades da época.” Foi lá atrás que você marcou seu nome. Hoje temos estradas ótimas, tuneis mas à época era muito mais difícil”, lembrou o vereador.

Na sequência foi entregue outra “Moção de nº 31/23 também do vereador Jorge Ribeiro “Jorginho” – PV, de congratulações aos Guardas Municipais pela atuação em situação de conflito na final do Campeonato Municipal da Primeira Divisão ocorrida no dia 11 de dezembro no campo do Sertão da Quina, oferecendo total proteção a todos, e pela ativa parceria com o Município no que tange a proteção ao Patrimônio Público e aos munícipes. Destaca os inspetores César e Balio e os GCM Adilson e o GCM Gomes e Anderson sempre solícitos em fornecer segurança em eventos do tipo.

Jorginho explica que os Guardas agiram com profissionalismo e técnica numa situação em que os nervos das torcidas estavam à flor da pele, lá no Sertão da Quina. A equipe encarou a situação com muita sabedoria e habilidade, garantindo a segurança do evento. Foi chamada depois a Policia Militar mas os Guardas já haviam agido com perfeição. A Liga Ubatubense também agradeceu a corporação pelo profissionalismo que tiveram ali”.

O comandante da Guarda reconheceu da Tribuna que “não foi fácil aquele dia. Basta ver o vídeo. A situação nos deixou muito apreensivos”.