Home / Notícias / VEREADORES CRITICAM REVITALIZAÇÃO DA ORLA DO PEREQUÊ  AÇU

VEREADORES CRITICAM REVITALIZAÇÃO DA ORLA DO PEREQUÊ  AÇU

É uma obra feia, fruto de projeto mal feito estrangulou ciclovia, disseram. Eles pedem readequação

Falando durante o expediente da 24ª Sessão Ordinária realizada nesta terça feira -22/08- três vereadores se posicionaram sobre as obras de revitalização da orla do Perequê Açu, em andamento em Ubatuba, atendendo reclamações de moradores que criticam principalmente o deslocamento da ciclovia que passa a disputar espaço com carros estacionados ao lado dela.

Segundo os vereadores, os trabalhos em execução no bairro refletem falta de planejamento, são frutos de um projeto mal feito e, do ponto de vista arquitetônico, é um projeto feio.

A principal reclamação de quem vive ou frequenta o lugar é que a população não foi consultada sobre a forma como a obra está sendo executada e eles pedem a correção da ciclovia. Tais reclamações chegaram a todos os gabinetes da Câmara.

Moradores trouxeram reclamações para a Câmara

Projeto muito mal feito – O vereador Junior Jr. (Podemos) abriu as criticas afirmando que “trata-se de um projeto muito mal feito, mexeram onde não havia necessidade, colocaram uma ciclovia ao lado de estacionamento de carros, há partes em que o ciclista  nem passa. Que a obra seja paralisada e que se refaça o projeto”, cobrou.

Segundo ele, “não há autorização da Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, a obra não foi discutida com os Conselhos, é uma porcaria,  sem nenhum tipo de paisagismo. Vão colocando concreto em todo lugar. Trata-se de falta de organização e de planejamento”, insistiu.

Para Junior, “colocar um bloqueio ali para impedir que o carro não avance até a ciclovia se está transferindo o problema para o trânsito. Vai diminuir esse espaço por um erro de projeto. É remendar o que está errado. Não é o melhor  modelo para o que pensamos para o futuro da cidade. Pode ser solução momentânea. Que se busque solução definitiva”, concluiu.

Recursos do DADE – O vereador Jorge Ribeiro (PV)  ampliou as críticas à obra reforçando que os carros estão tomando parte da ciclovia. Pediu que não se retire a parte do gramado ao final da avenida. Segundo o vereador “trata-se de um projeto da gestão passada, é projeto aprovado pelo DADE ou Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, com recursos estaduais já garantidos. Grande parte da obra já foi feita e não dá para desmanchar e refazer. Na prática não é tão simples resolver, mas acompanharei até o final a execução”.

Obra feia – O  presidente da Mesa, Eugênio Zwibelberg (União) informou que “ao que parece, todos os gabinetes receberam a mesma reclamação quanto ao Perequê Açu e ele acha que além da falta de planejamento, “do ponto de vista arquitetônico é uma obra feia. A orla do Perequê Açu é uma das mais bonitas da nossa cidade e o que fizeram ali é um acinte contra a cidade como um todo, não só com os moradores do bairro”, enfatizou.

Para Eugênio, “não há rampas de acesso para deficientes físicos. Quem foi que desenhou o projeto, quem assinou? A empresa que acompanha não tem nenhum  fiscal supervisor?. Fica aqui a minha indignação e que se reveja enquanto ainda dá tempo. Que a obra do Perequê  não se transforme numa nova avenida Iperoig. Ubatuba não merece mais passar pelo que está passando”.

“Perdemos a ciclovia” –  “A ciclovia está disposta agora nessa nova etapa da obra num local inadequado onde os carros avançam dentro do espaço ao estacionarem. Além de estar no local errado, muito próximo a rua, a ciclovia também perdeu as curvas e o ciclista ele precisa de curvas pra andar de forma correta. Então perdemos espaço, perdemos curvas, perdemos a ciclovia praticamente. Nós queremos a correção da ciclovia.”, afirma a moradora do bairro, Flavia Gattolini, citada numa publicação.

A última intervenção urbanística na orla do Perequê Açu foi feita na gestão do ex-prefeito Eduardo César, em 2006. A ciclovia e calçada que acompanham a orla, com quase quatro quilômetros de extensão, são usadas não só para lazer dos turistas para chegar até a praia mas também para locomoção diária dos moradores.

.