Home / Notícias / Destaques / CÂMARA APROVA UM VETO TOTAL, TRÊS PROJETOS E TRÊS MOÇÕES

CÂMARA APROVA UM VETO TOTAL, TRÊS PROJETOS E TRÊS MOÇÕES

Reajustes no primeiro escalão, gratificação para Guarda Municipal e multas para Sabesp por estragos nas ruas foram temas dos projetos

A quarta sessão ordinária da Câmara de Ubatuba, realizada na terça feira – 05/03- aprovou por 5 votos a 4 reajustes para prefeito, secretários e vereadores mais um veto total do Executivo a projeto do vereador Jorge Ribeiro (PV) que propunha incentivos municipais a fabricantes locais de açaí e sorvete, mesmo com a orientação do Jurídico pela rejeição, além de outros dois projetos de lei, o primeiro criando uma gratificação de 60% calculado sobre o salário base dos Guardas Municipais e o segundo propondo multas à Sabesp em caso de reparos mal feitos em ruas da cidade, ambos aprovados por unanimidade.

O texto sobre os reajustes será publicado a parte neste site.

Gratificação de 60% – O Projeto de Lei nº 62/23, do Ver. Dr. Eugênio Zwibelberg – União Brasil, aprovado por unanimidade, altera dispositivos sobre o Estatuto da Guarda Civil de Ubatuba para rever o valor da gratificação da Guarda Municipal fixando piso em 60% calculado sobre o padrão base de vencimentos do cargo ou função ocupados.
Guarda Civil eve seu campo de atuação ampliado com o tempo

O aumento do piso vem justificado pelo fato de que “com o passar dos anos a corporação sofreu transformações que ampliaram seu campo de atuação, atuando de forma mais intensa na segurança pública bem como na vida do Municipio e dos Municipes, zelando pelo patrimônio além de atuar também como agentes de trânsito com autuações e aplicações de multas e fiscais de posturas cumprindo leis infraconstitucionais.

O projeto diz ainda que há 28 anos a Guarda Civil Municipal de Ubatuba cumpre funções de risco à vida e à saúde, atuando nos mais diversos locais de trabalho, submetendo-se a escalas com horários variáveis em finais de semana e feriados, plantões noturnos, dentro das peculiaridades de cada serviço.
Por isso o vereador pede “readequação do Regime Especial de Trabalho da corporação, prevista na lei 4464/2021 visando o reconhecimento da categroria.
Vereadores parabenizam pelo projeto concordando que a Guarda Municipal deve ser valorizada. O vereador Silvinho Brandão -PSD- pede que o prefeito não vete o texto pois o veto será derrubado na Câmara.

O autor do projeto, vereador Eugênio Zwibelberg, menciona dificuldades estruturais, do ponto de vista de recursos humanos e mesmo assim a Guarda desempenha seu trabalho com bastante excelência.

Ele explica que sua proposta é o reconhecimento de uma prerrogativa já existente no Plano Plurianual dizendo que a Guarda tem direito a uma gratificação escalonada durante os quatro anos de gestão mas essa parte da legislação não foi cumprida. Então fizemos esse projeto para complementar uma legislação já existente.

“É a nossa contribuição”, reforçou o vereador. “Sempre fui um defensor da guarda, defendendo seu aprimoramento, mais equipamentos de qualidade mas ela precisa ser reconhecida como nossa polícia municipal, como de fato é”.

OS ESTRAGOS DA SABESP – Projeto de Lei n° 12/24, do vereador Vantuil “Ita” – Cidadania, dispondo sobre reparos das vias públicas, após serviços de implantação de tubulações para abastecimento de agua, realizados em Ubatuba, também foi aprovado por unanimidade.

Obras da Sabesp muitas vezes causam danos nas vias públicas

O texto diz que a empresa responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgoto no Município fica obrigada a realizar os devidos reparos em vias públicas após execução de serviços que causem danos ou prejudiquem a infraestrutura viária.

Tais reparos, prossegue o texto do projeto, devem ser executados de forma eficiente num prazo máximo de 30 dias, utilizando materiais e técnicas adequadas , visando a garantir a durabilidade e segurança das vias.

Multas até rescisão – O artigo 4º do projeto prevê penalidades caso a empresa não cumpra a lei, indo de aplicação de multas até a rescisão do contato.

A justificativa diz que a realização de serviços muitas vezes resulta em danos às vias, causando transtornos à população e comprometendedo a infraestrutura viária e o projeto busca garantir que tais danos sejam reparados de forma adequada.

O vereador proponente, Vantuil Ita, diz que “a Sabesp presta serviço aqui há muitos anos mas é um serviço de péssima qualidade. Quebra o asfalto e deixa o serviço pela metade. Essa lei é para forçar o Executivo a fiscalizar, cobrar ações, dar multa”.