Home / Notícias / Destaques / TRÊS MOÇÕES APROVADAS HOMENAGEIAM LIDERANÇA INDÍGENA, SALVA VIDAS E MESTRE DE FOLIA

A quarta sessão ordinária da Câmara de Ubatuba aprovou nesta terça feira -05/03- a entrega de três moções de congratulações, a primeira homenageando parceria entre bombeiros, guarda-vidas e SAMU (foto de tela) por salvamentos nas praias, a segunda destacando o trabalho de Laureana de Oliveira Santos, mestre e divulgadora das folias, congadas e xiba em Ubatuba e uma terceira moção foi para a líder indígena da Aldeia Boa Vista do Prumirin, Kerexú de Oliveira.

A primeira moção de autoria do vereador Rogério Frediani – PL, enalteceu o trabalho em equipe e parceria entre os bombeiros do GBmar, guarda-vidas e o Samu nas pessoas do soldado PM, bombeiro Edvan Alex de Souza Pires, ao guarda vidas temporário Denilson de Melo dos Santos, à médica dra.Mayara Rabello Teixeira Alves, a enfermeira Hosany Epifânio dos Santos e o condutor Francisco Celso de Oliveira da SAMU”, envolvidos em salvamentos em casos de afogamentos nesta temporada.

O texto destaca que desta parceria vem resultando vários salvamentos e socorros com alto nível de sucesso e êxito, destacando um caso ocorrido em janeiro no Tenório, quando um turista de Sertãozinho que já estava no quarto grau severo de afogamento, praticamente em óbito, em parada cardiorrespiratória, quando a ação coordenada dos homenageados, conseguiu ressuscitar a vítima.

A Moção foi aprovada mas a cerimônia de entrega da homenagem será feita no quartel do Corpo de Bombeiros.

Liderança cultural
Mestre Laureana na defesa da cultura caiçara

O vereador Eugênio Zwibelberg -União Brasil – antecipando-se ao Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta sexta feira, 08 de março, homenageou em duas moções, duas lideranças femininas locais.A Sessão foi na terça, 05/03. Com assinaturas regimentais, votou-se a moção nº 10/24 de sua autoria, de congratulações à mestre Laureana de Oliveira Santos (foto), matriarca de família tradicional caiçara, por seu trabalho de divulgação do xiba, congadas e folia e na resistência contra influências culturais externas, lutando pela cultura local.

Desde muito cedo Laureana acompanhou a Folia do Divino, sendo hoje Mestra da Bandeira, sempre envolvida nos movimentos culturais da Região Norte de Ubatuba, tocando e cantando o Xiba onde é mestra do Grupo Sementes do Prumirim e também Mestra de Cultura Caiçara.

Ela foi apresentada como “uma mulher que representa muito bem a resiliência de um povo e de sua cultura, imbuída dos conhecimentos adquiridos de gerações anteriores”. Hoje com 75 anos, ela é mãe de cinco filhos, avó de nove netos e bisavó de 14 bisnetos.

Defesa de povos originários
Kerexú -segunda à esquerda – luta em defesa de demarcação de terras indigenas

Ainda com assinaturas regimentais, os vereadoes aprovaram a moção nº 11/24, também do vereador Eugênio Zwibelberg -União Brasil – de congratulações a líder indígena Querexu Oliveira, 37 anos, mãe de quatro filhos, é coordenadora regional da Comissão Guarani Yvirupá Sul e Sudeste para demarcação de terras contra invasões, sendo uma liderança respeitada na aldeia guarani Mbya da Boa Vista, no Prumirim.

Ela é também conselheira municipal dos povos indígenas e comunidades tradicionais de Ubatuba. Integra o Fórum das Comunidades Tradicionais -CPP-elaborando e aplicando projetos no território indígena. Atua também no turismo de base comunitária na aldeia Boa Vista, fazendo agendamento de visitas e coordenando monitores. Além disso tudo, é também eximia praticante do surfe.