dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / Destaques / DEFESA CIVIL DE SÃO SEBASTIÃO E DE UBATUBA MAIS OS BOMBEIROS RECEBEM LOUVOR POR SEU TRABALHO DE SOCORRO NAS CHUVAS

DEFESA CIVIL DE SÃO SEBASTIÃO E DE UBATUBA MAIS OS BOMBEIROS RECEBEM LOUVOR POR SEU TRABALHO DE SOCORRO NAS CHUVAS

Além dessas corporações, foram entregues ainda outras cinco moções, num total de 8, só nesta 5ª sessão (textos em separado)

Com o pedido de adiamento de dois projetos de lei por duas semanas, a 5ª sessão ordinária de 2024 da Câmara de Ubatuba, realizada na terça feira, -12/03- resumiu-se à entrega de oito Moções de Louvor ou Congratulações começando com três homenagens às Defesas Civis de São Sebastião e de Ubatuba mais o Corpo de Bombeiros por seus notáveis serviços e ações exemplares seja na tragédia do morro do Sahy no município vizinho seja por atuação em alagamentos em Ubatuba com a forte parceria dos Bombeiros.

O proponente das primeiras, o vereador Eugênio Zwibelberg – União Brasil, solicitou que o secretário lesse as três juntas porque elas estão atreladas a um mesmo tema: E assim foi feito: a primeira Moção n° 02/24, foi de Louvor para a Defesa Civil do Município de São Sebastião por seus serviços e empenho com cada cidadão daquele Município”. A de n° 04/24, de Congratulação para a Defesa Civil do Município de Ubatuba por seus serviços e empenho com cada cidadão local” e a Moção n° 16/24, também de Louvor pelos notáveis serviços prestados à cidade d e Ubatuba pelo Corpo de Bombeiros.

Não é fácil desenterrar pessoas, sem separar o profissional do emocional
Trágica ocorrência – -Lembrando o primeiro aniversário da trágica ocorrência que lamentavelmente resultou em 64 vitimas fatais diante de massivo deslizamento de terra e alagamentos provocado por intensas chuvas em 2023, em São Sebastião, a primeira moção do vereador Eugênio Zwibelberg reconhece o trabalho e ações exemplares ante a tragédia do Morro do Sahy, no município vizinho, enaltecendo os notáveis esforços de cada integrante da Defesa Civil sebastianense, que superou diversas dificuldades em diferentes pontos do Município.

A Moção nº 4/24 enaltece o dedicado trabalho e relevantes serviços prestados pela Defesa Civil de Ubatuba na preservação da vida, em ações preventivas gerando efeitos positivos nos bairros atendidos em situações de enchentes e deslizamentos de terra. Informa que a corporação está sendo reestruturada.
Já a Moção nº 16/24, também de Eugênio Zwibelberg, veio reconhecer os “notáveis serviços prestados à cidade de Ubatuba pelo Corpo de Bombeiros local, seu dedicado esforço em assegurar a proteção de vidas de munícipes e turistas que frequentam a cidade.

A atuação rápida e eficaz diante das chuvas intensas que atingiram o Município recentemente, com os policiais efetuando resgates em botes, destacou o empenho individual de cada membro do Corpo de Bombeiros ante os desafios enfrentados no bairro Folha Secam onde as chuvas arrastaram a ponte que servia a comunidade, deixando-a isolada.

Valorização das corporações
– Os Vereadores parabenizam o proponente pelas moções pois as corporações merecem essa homenagem, envolvidas que estão num trabalho de risco.
O vereador proponente diz que sempre defendeu a Segurança Pública, setor em que se incluem a Defesa Civil e os Bombeiros e cita a de São Sebastião como modelo a ser seguido por Ubatuba. Na tragédia do Morro do Sahy pessoas ficaram dias e noites sem dormir, sendo atendidas diuturnamente pelos membros da Defesa sebastianense, para socorrer as vítimas daqueles deslizamentos e isso deve ser reconhecido publicamente. O louvor é merecido.

E os nossos profissionais daqui de Ubatuba também atuam no mesmo sentido, lembrou Zwibelberg. O vereador diz que tem se empenhado no desenvolvimento da instituição, na valorização da corporação, citando contato seu com a deputada Edna Macedo que presentou a Defesa de Ubatuba com uma viatura nova.
“Parece pouco mas para quem está ali na linha de frente trabalhando faz diferença na locomoção, pra chegar nos 103 km de extensão do Município. Uniformes fazem a diferença, alimentação, tudo”, enfatizou o vereador.

“Também no Corpo de Bombeiros são todos guerreiros. Sei as dificuldades que vocês passam, declarou o vereador “com alojamento, alimentação. Vocês são uma corporação estadual mas o Município tem que oferecer para vocês um mínimo de condições de trabalho, tem que fazer essa interlocução com o governo estadual para melhorar as condições de vocês aqui na nossa cidade”, cobrou.
Também os bombeiros são guerreiros”, diz vereador

Além dessa atuação no salvamento de pessoas de alagamentos, de chuvas e deslizamentos, vocês atuam também no fogo, no mar, no salvamento de animais, enfim, numa série de atuações que muitas vezes não são vistas. Mas nesta sessão de hoje aqui eu fiz questão de juntar todos vocês como se fossem uma grande família para que possamos homenagear todos vocês numa única cerimônia e ter esse reconhecimento público que vocês merecem”, concluiu.

“Não é fácil desenterrar pessoas” – Feitas as entregas das homenagens, o representante da Defesa Civil de São Sebastião, Wagner, diz que “o que aconteceu em São Sebastiao não desejo para ninguém. Nós viramos a madrugada lá, fomos a única equipe de emergência presentes no dia. Horas antes de colapsar todas as encostas da Costa Sul, nós da Defesa Civil, estávamos monitorando”, lembrou.

Ele contou que “foram muitas histórias tristes. A primeira vítima que eu peguei foi um criança de três anos! Eu sou pai e não é fácil separar o profissional do emocional nessa hora mas temos que mostrar força e sabemos da responsabilidade de cada um, “ressaltou.

Cobrou que é necessário “investir em politicas públicas de valorização das Defesas Civis, voltadas para as ações desta corporação para que possamos efetuar nosso trabalho de atenção a essas pessoas que moram nas áreas de risco. Elas estão lá porque não tem outra opção de moradia, não tem um lugar melhor e mais seguro para morar”.

Wagner enfatizou que “não é fácil desenterrar pessoas, não é fácil remover corpos, e não é fácil olhar para sua equipe e ver que eles estão apavorados esperando uma atitude sua e se você fraquejar eles também vão fraquejar. O reconhecimento é a melhor retorno que podemos ter”, agradeceu.

Elogiou o profissionalismo da Defesa Civil de Ubatuba pois a corporação hoje não suporta mais aventureiros. Tem que ser gestor de risco, pessoas que saibam o que precisa ser feito para mitigar os riscos. E se os projetos que estão aqui em andamento para a Defesa Civil se concretizarem, tenho certeza que vocês serão referência no Estado.

Novos equipamentos – O representante da Defesa Civil de Ubatuba também chamado Wagner, fala da Tribuna agradecendo pelo reconhecimento, um trabalho que depende de toda uma equipe, todos os agentes que acordam de madrugada, duas, três horas da madrugada para atender a população, instituições essenciais. Quando entrei na Defesa Civil de Ubatuba a primeira que visitei foi a de São Sebastião. Sempre foram muito atentos conosco aqui. Hoje chegaram para nós novos equipamentos, bote inflável, geradores, tendas, viatura, rádios. Agradeço pela homenagem, minha equipe merece essa atenção, lembrando que Defesa Civil somos todos nós.

Também um representante dos Bombeiros fala, dizendo que a corporação é o último degrau a que recorre a população. Se recorre a nós é porque a situação é dramática, já tentou outros meios.