dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / Destaques / PALHAÇOS NARIGUDOS TEM TRABALHO RECONHECIDO POR ATUAR EM HOSPITAIS E CRECHES

PALHAÇOS NARIGUDOS TEM TRABALHO RECONHECIDO POR ATUAR EM HOSPITAIS E CRECHES

Além deles, foram homenageados por moção a dançarina Brisa Diamante, o Instituto Todas Por Uma, o surfista Ryan Kainalo, a enfermeira Silvana Amorin e Ana Mota que luta por acessibilidade

Com oito moções pautadas para a 5ª sessão ordinária da Câmara de Ubatuba, realizada na terça, após a entrega das três primeiras envolvendo Defesa Civil e Bombeiros, a homenagem seguinte de nº 5/24, do vereador Jorge Ribeiro (PV) foi para o Projeto “Os Narigudos” pelos magníficos trabalhos sociais prestados ao município.

No texto da moção está explicado que “ o projeto nasceu em 2017 por um grupo de palhaços que atua como voluntários, levando alegria e esperança a ambientes hospitalares, unidades de saúde ou creches”.

Os Narigudos” vieram para Ubatuba em 2019. Segundo o proponente, vereador Jorge Ribeiro, “trata-se de um trabalho diferenciado, que leva alegria, acolhimento, humanização a quem mais precisa. São voluntários que se dedicam a essa ação dia a dia. Um projeto que pode crescer muito mais em Ubatuba e precisa do apoio de todos, em recursos e materiais para que possam crescer”.

O vereador Eugênio Zwibelberg diz ter certa sintonia com o grupo pois foi ele quem apresentou o pessoal para os gestores da Santa Casa em 2019, fez o primeiro contato lá, uma homenagem mais que merecida

Representante do grupo agradece a homenagem que serve como um lembrete poderoso de que o trabalho não está restrito aos hospitais mas agora é reconhecido também pela comunidade. Fala que o trabalho é mesmo levar a alegria num ambiente normalmente marcado pela dor e incertezas.

Prêmio Governador do Estado
– A Moção n° 06/24, do Ver. Jorge Ribeiro “Jorginho” – PV, de Congratulação à artista, professora e bailarina Brisa Diamante, destacou o “magnífico desempenho em produção artística e cultural realizado em Ubatuba, com reconhecimento em todo o território nacional tendo sido homenageada com prêmio estadual em 2023.
A bailarina Brisa Diamante foi contemplada com o expressivo Prêmio Governador do Estado

“É a primeira vez que Ubatuba é indicada ao Prêmio Governador do Estado na pessoa de Brisa Diamante pelo seu desempenho em produção artística e cultural, um trabalho maravilhoso da Escola Experimental de Dança de Ubatuba, que reúne dança, teatro e música”, informou o proponente, vereador Jorginho.
Ele mostrou a artista como um “exemplo de perseverança”, dizendo que a Fundart precisa valorizar as oficinas, as escolas de dança. É necessário que a Fundart sempre faça seu trabalho de forma democrática”. Brisa busca apoio e parceria junto ao Executivo ubatubense.

Também o vereador Júnior Jr -Podemos – mencionou essa falta de apoio a uma iniciativa privada que busca compor com o Município. Ela precisa desse olhar diferenciado, seria importante ter esse olhar diferenciado para a continuidade do trabalho e entender que as oficinas de dança precisam ser privilegiadas. Como pode não ter uma data específica para apresentar seus espetáculos”, questionou Junior. É falta de planejamento e bom senso. Não é apenas uma iniciativa particular, privada mas tem um grande olhar social”, enfatizou.

O presidente da Mesa, vereador Eugênio Zwibelberg, também parabenizou a homenageada dizendo que o projeto de um trabalho em parceria vai dar certo. “Há anos temos a ideia de que se deve fazer a descentralização da Fundação Cultural, e levar trabalhos para todas as regiões da cidade, no Sul, extremo Norte, não fazer com que tenham de sair de tão longe pra vir aqui no Centro ver um espetáculo. É uma situação precária ainda na nossa cidade como outras tantas. Ai vem a iniciativa privada, supre alguns espaços, com bolsas. Nada mais justo do que homenagear tal trabalho”, concluiu.

“Um prêmio muito significativo” – A homenageada falando da Tribuna diz que já conta com cerca de seis moções, todas com um espaço especial em sua sala e todo dia olha pra elas. Mas esta moção de hoje tem um gosto especial porque eu não conhecia esse Prêmio”, revelou.

O Prêmio Governador do Estado existe desde 1950. São Paulo conta com 645 municípios no Estado mas apenas cinco são indicados em cada uma das 13 categorias da premiação, cinco na dança, por exemplo. E eu fui uma das cinco indicadas”,informou.

“Quem ganhou o primeiro prêmio foi o Balé Paraisópolis, que é um balé de comunidade desfavorecida (favela), um trabalho lindíssimo, mas por ter sido indicada para ele eu me senti como se estivesse recebendo o Oscar da Cultura, Eu estava ali e não acreditava, só agradecia a Deus por estar ali”, emocionou-se Brisa.

Para ela “foi uma surpresa receber essa indicação, pois trata-se de um prêmio muito significativo dentro do cenário artístico. Nós concorremos ao lado de grandes nomes da dança e o esforço que tenho feito pela Experimental tem movimentado a dança em Ubatuba e se refletido fora da cidade, projetando-a como referência nacional no segmento. Mostra que Ubatuba conseguiu projetar a dança para fora da cidade”.

“Quando isso alcança o Estado todo, como referência que a Experimental se tornou eu olho e falo que bom, que legal. Isso nos fortalece e nos dá força para fazer mais. A ideia da iniciativa privada não é ficar só no nosso mundo. Temos muitos bolsistas, nós empregamos. Precisamos trabalhar em parceria com o Executivo. Para a dançarina “a arte impacta a vida, a dança salva”, concluiu a dançarina
.
PRECOCIDADE DO SURFISTA KAINALO – A Moção n° 07/24, do até então vereador Benedito Gerônimo dos Santos (Berico) – Podemos, foi de Congratulação à pessoa do surfista Ryan Kainalo” por suas conquistas no cenário nacional e internacional de surfe. A homenagem leva em conta a sequência de títulos conquistados pelo surfista ubatubense e a precocidade com que ele começou a destacar-se, chamando a atenção da mídia especializada desde os 12 anos e acumulando esses títulos ao redor do Mundo, como o de campeão mundial Isa Games, campeão brasileiro sub-16 e sub 18 em 2022, entre outros.

Especialistas do esporte já apontam Ryan Kainalo como futuro campeão mundial e ídolo nacional e pela vaga disputada para disputar o mundial Challenger Series. Com a ausência do vereador proponente, a moção será entregue em outra ocasião.

SILVANA AMORIN, UMA ENFERMEIRA EXEMPLAR

A Moção n° 08/24, do vereador Pastor. Sandro Anderle – Avante, de Congratulação enalteceu a atuação da enfermeira Silvana Amorim, que faz parte do corpo de funcionários da Santa Casa, atuando inicialmente no berçário, entrosando-se com as pioneiras que ainda exerciam suas funções, aprendendo com elas o carinho pelo trabalho ali no cuidado com os bebês e suas mães, orientando no aleitamento materno e palestras sobre a importância do vinculo mãe e filho no pós-parto.

Após vários cursos feitos, entre eles o de técnica de enfermagem, ela fixou-se desde 2011 na Central de Material Cirúrgico, exercendo um trabalho de excelência pela Saúde de Ubatuba. Presente no plenário o pastor faz a entrega da comenda
.
MULHERES E CRIANÇAS, VITIMAS DA VIOLENCIA – A Moção n° 09/24, também do vereador Pastor Sandro Anderle – Avante, destacou o trabalho do “Instituto Todas por Uma”, instituição sem fins lucrativos de apoio às mulheres e crianças vulneráveis, vítimas de violência, “sob a liderança inspiradora de Priscila Hunck, com apoio de sete outra mulheres notáveis e incansáveis.

Apelo para atender mulheres de regiões isoladas, sem comunicação. Como denunciar violência?

O texto da moção diz que “cada uma constrói com suas habilidades únicas, sendo uma luz brilhante na esfera da justiça social, fazendo uma diferença tangível na vida deste público alvo. É graças a esse trabalho sensível que muitas vidas foram transformadas e muitos traumas superados”, diz o texto da moção.

Priscila ocupa a Tribuna para dizer que “é motivo de grande alegria estarmos sendo homenageados após quase seis anos de trabalho no Município. Elogia o trabalho em equipe, “não estaríamos aqui se não fosse o trabalho de vocês, de todas nós”. Menciona o apoio da Delegacia da Mulher, da Policia Militar com a Ronda Maria da Penha, a OAB que oferece grande apoio jurídico, rádio Costa Azul que abre espaço para levar informações sobre o tema da violência a todas as mulheres”.

Mas ela diz que mesmo estando alegre com a homenagem, também se sente triste ao lembrar que “os bairros das extremidades sofrem com a falta de apoio numa Ubatuba com 93 km de extensão. Nas periferias isoladas as mulheres que estão em situação de violência hoje não tem um telefone nem sinal de Internet para pedir ajuda.

Na região Norte, essa falta de acesso à informação faz com que, quando essas mulheres pedem ajuda, até a chegada de uma viatura, o agressor consegue fugir. Que tenhamos esse olhar sensível para essa causa. E quero dizer também que estou aqui em nome do Instituto, em nome das mulheres para não apenas celebrar uma homenagem mas que possamos discutir politicas públicas bem planejadas para que num futuro nos possamos também celebrar juntos a mudança do índice de violência aqui no Município”, concluiu.

LUTA PELA ACESSIBILIDADE – A Moção n° 13/24, ainda do então vereador Pastor Sandro Anderle – Avante, “destaca a atuação da senhora Ana Maria Moreira Motta” por sua luta pela acessibilidade, após sofrer acidente de moto e perder a perna, no ano de 2006, levando-a a despertar opara o problema.
Luta começou enfrentando as escadarias da prefeitura

Ao longo de sua luta teve grandes dificuldades, teve suas derrotas mas não desanimou em nenhum momento, obtendo as vitórias que conquistou. Aos 45 anos iniciou o projeto Mãos de Francisca, mais uma ferramenta nessa luta solidária.

O vereador Frediani (PL) disse que está a par de tudo que ela enfrentou, que ajudou bastante, conversamos muito nos últimos 25 anos, acompanhei todas as dificuldades dela, a criação dos filhos, fez parte da minha vida política também, tomamos rumos diferentes mas ela sempre vai morar no meu coração, ficou a amizade”, lembbrou.

Jorge Ribeiro fala da autenticidade dela nesta luta pois sabe quantas vezes ela enfrentou as escadas da Prefeitura, quantas vezes desabafou, quanto lutou”.

Ana Mota agradeceu primeiramente a Deus pois ele que é o dono de todas nossas vitorias e conquistas e força da família. Para ela, “o tema da deficiência física hoje é bem difundida, bem conhecida em todo o Pais mas é realmente uma área muito pouco assistida”.
“Sei que as lágrimas podem até cair mas elas são sinônimo de força, não é sinal de derrota mas de conquistas. Meu nome não é desistência, meu nome é luta!”.

Ela citou o pastor Sandro dizendo que tem que ter coragem para homenagear pessoas como nós. Mencionou exemplo de solidariedade da mãe dela, Informa que conseguiu ser ouvida pelo governador Tarcísio pela causa da acessibilidade, sem agendamento, quando ele esteve em Ubatuba recentemente. Apresentou a ele os projetos e a sua ONG e o projeto Mãos de Francisca vai receber mais apoiadores além de todos os voluntários que já temos”, informou.