Home / Notícias / Destaques / EM SESSÃO TRANSMITIDA PELA INTERNET, MÉDICO VEREADOR INFORMA QUE UBATUBA NÃO REGISTRA CASOS DE CORONA

Pandemia voltou a dominar os pronunciamentos com repetidos apelos para que todos fiquem em casa.

Com a emergência planetária imposta pela pandemia do coronavírus, a Câmara de Ubatuba realizou sua 7ª Sessão Ordinária de 2020 sem a presença de munícipes no plenário, com transmissão dos debates via Youtube. O tema da pandemia tomou praticamente todo o tempo do expediente, como se pode verificar aqui no link do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCjtl3PJvqSA6Bj_pwbI1lbw.

O Vereador Ricardo Côrtes (PSC) que é médico e Diretor Clínico da Santa Casa, informou  que das duas dezenas de casos suspeitos internados no hospital da cidade até o momento, em nenhum foi confirmada a presença do vírus, o que reforça a necessidade de auto-proteção de Ubatuba com o fechamento de acessos em rodovias e mantendo os munícipes em casa.

O médico insistiu por várias vezes que “para que essa crise possa ser vencida com galhardia a gente tem que seguir um protocolo e esse este diz só isso:  “fique em casa, ande pouco, lave as mãos. Não são necessárias nem máscaras no rosto a não ser quando estiver tossindo, mas lave as mãos. Volto a pedir que fiquem em casa, sem contato social. O remédio maior é preventivo, é ficar em casa, lavar mãos. O uso de máscaras só é aconselhável quando estiver tossindo, para proteger o outro”.

Ele informou que “a Santa Casa conta com 30 leitos e desses temos 12 respiradores, mas nosso hospital está bem vazio de doentes com o pessoal da saúde procurando isolar. Dos casos suspeitos, em nenhum foi confirmado o vírus até o momento. O Hospital Regional em Caraguá vai ser aberto neste dia 30 e depois do dia 15 de abril vai funcionar a contento. Pessoal de saúde está procurando isolar. Santa Casa está bem vazia de doente. Vamos sim barrar os acessos do município. É o momento para vermos quais são as melhores atitudes”.

Dr. Ricardo entende que “já passamos por crises como meningite, ebola, dengue, malária, febre amarela, H1N1 e agora o Covid-19. Mas vamos superar. O grosso da população vai superar. Alguns irão embora,  mas a grande maioria vai superar. Na China enfrentaram temperaturas baixas entre -10°C até 15°C acima. Aqui temos calor mas a proteção é ficar em casas, comprar só o necessário pra não estourar o mercado, lavar mãos”, concluiu.

Os vereadores compareceram em sua maioria à sessão usando máscaras de proteção no rosto.