Home / Notícias / Destaques / VEREADORES SE MOBILIZAM PARA AJUDAR A PREFEITURA

VEREADORES SE MOBILIZAM PARA AJUDAR A PREFEITURA

Câmara reduz gastos visando repasse para compra de respiradores para a Santa Casa.

O Presidente da Câmara, Vereador Silvinho Brandão (PSDB) informou que a Casa de Leis “está se mobilizando para uma redução de gastos para ver se conseguem devolver uma quantia significativa para o orçamento anual da Prefeitura, colaborando no combate ao vírus. A Santa Casa hoje conta com 12 respiradores e vamos ver se conseguimos que passe pelo menos para 16 respiradores“.

Ele e outros vereadores defenderam a atuação do Legislativo diante de críticas vindas, segundo ele, de “pessoas que não conhecem onde começa e onde termina o poder de um vereador. Os 10 vereadores estão empenhados, todos temos parentes aqui e amamos essa cidade. Na eleição passada havia 220 candidatos que queriam estar aqui nesse momento e esses criam movimento anti-legislativo, anti-vereadores”.

Silvinho pediu uma salva de palmas para os profissionais da saúde “que buscam manter essa praga longe da nossa cidade”.

Falaram além do Presidente, os vereadores Claudnei Xavier (sem partido), revelando ter saído do PSDB, Reginaldo Bibi (MDB), Ricardo Côrtes (PSC) e Adão Pereira (PCdoB). Todos insistiram que mesmo com riscos, estão percorrendo os bairros, visitando unidades de saúde, constatando carências como falta de máscaras, de álcool gel e equipamentos ou apoiando comunidades caiçaras que tem fechado acessos e rodovias.

“Temos que evitar que o turista venha pra cá, pois vai ser uma pessoa a mais para ocupar um leito. Eles devem saber que são bem-vindos, mas nesse momento delicado pedimos que fiquem em suas casas”, disse Bibi (MDB).

Claudnei teceu críticas à atuação do Presidente da República em quem confessou o voto no segundo turno, pela “politização” do problema ao gerar conflito político  com governadores e por tomar decisões tardias e descabidas como a Medida Provisória que permite demissões.  “Na picuinha entre governantes estamos vendo que decisões estão sendo tomadas de forma tardia e erradas como permitir demissões. Isso é um descaso para com a nação brasileira, descaso comigo que fui eleitor dele”.

Escolas e Centro de Convenções – Claudnei destacou ações locais tomadas pelo Prefeito que “decretou emergência, fechou comércios não essenciais e está disponibilizando o Centro de Convenções e algumas escolas para esterilizar visando a receber possíveis infectados”.

Entre requerimentos, os vereadores estão sugerindo ainda novas providências a serem adotadas pela Secretaria da Saúde, solicitando a remissão do IPTU devido ao vírus, enviando ofícios à Elektro e a Sabesp para que sejam suspensas as cobranças da população de baixa renda, entre outros atos. A realização da Tribuna Popular também está suspensa enquanto durar a emergência, bem como o uso do plenário para eventos e reuniões.

As sessões estão fechada aos munícipes, mas os vereadores decidiram mantê-las, pois o Legislativo  poderá receber projetos emergenciais do Executivo,  importantes para combater a pandemia.

Projetos  – Na pauta, quatro projetos de leis enfocando denominação de vias públicas de autoria dos vereadores Reginaldo Bibi (MDB) e Manoel Marques (PT) foram todos aprovados por unanimidade. Mensagem do Executivo propondo reajuste de 4,31 % aos funcionários da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (EMDURB) foi adiada por uma sessão.