Home / Notícias / Destaques / Índios de Ubatuba debatem melhorias na saúde das aldeias

Índios de Ubatuba debatem melhorias na saúde das aldeias

A etapa municipal da 6º Conferência Nacional de Saúde Indígena (CNSI), se iniciou nesta segunda-feira, 1 de outubro, em Ubatuba. Organizada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), que reuniu guaranis das aldeias Boa Vista e Renascer, para discutir propostas que possam aprimorar o tratamento desses povos na saúde.

Foram votadas propostas como garantir a participação da comunidade no processo seletivo de profissionais da saúde, mais vagas de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento (AIS e AISAN), contratação de servidor administrativo, preferencialmente indígena, para cada unidade básica de saúde das aldeias, entre outras ideias colocadas em pauta.

A enfermeira da unidade indígena, Ana Paula Gomes de Almeida, diz que essa etapa da conferência é muito importante, pois é á partir dela que os interesses desses povos são embasados para prosseguir para a etapa estadual, e por fim, a etapa nacional, onde são discutidas as propostas de todas as tribos indígenas do país. Ana Paula disse ainda que é uma grande conquista a câmara ceder o espaço do plenário, pois é a primeira vez que o evento ocorre na casa de leis.

Segundo o coordenador pedagógico da escola estadual indígena da aldeia Renascer, Cristiano Awa Kiririndju, a conferência é essencial para manter o bom funcionamento do serviço público para as tribos. “O governo basicamente instala a unidade de saúde, saneamento básico e tratamento de água na aldeia, mas não realiza a manutenção, oque faz com que as instalações fiquem precárias. Esse evento é uma luta por melhorias dos nossos direitos”.

O cacique da aldeia Boa Vista, Autino dos Santos, diz que essa reunião é essencial para manter a cidadania do índio. “É muito importante para nós ter esse espaço para debater. Fazemos parte de uma minoria que é difícil ser atendida e aqui nós buscamos os nossos direitos”.

Para o coordenador da comissão Guarani Yvyrupa, Marcos Tupã, que representa a tribo Guarani no sul e sudeste em relação na luta pelas demarcações de terras indígenas, os nativos se sentem excluídos. “Na política, é difícil ter um candidato que pensa nas minorias, no índio então, é ainda mais difícil. Sempre somos os últimos a serem atendidos.” Tupã completa dizendo que, embora o encontro seja para debater apenas questões da saúde, isso os incentiva a sempre reivindicar seus direitos.

A discussão regional terminou na terça-feira, 2 de outubro, visto que, todos os municípios do país tem até o dia 31 de dezembro de 2018 para realizar o encontro. A etapa nacional será realizada do dia 27 ao dia 31 de maio de 2019.

Texto e foto: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba