Home / Notícias / Destaques / PLENÁRIO RECEBE ETAPA LOCAL DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE INDÍGENA

PLENÁRIO RECEBE ETAPA LOCAL DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE INDÍGENA

O plenário da Câmara recebe desde ontem, segunda, (01/10/18) a etapa local da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena ou 6ª CNSI, que deve acontecer em vários Estados até 31 de dezembro próximo. O evento termina nesta terça.

As etapas locais além de um encontro distrital em Curitiba, preparam para o evento nacional, que tem como tema central “A Política Brasileira de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas: atenção diferenciada, vida e saúde nas comunidades”, reunindo cerca de 2 mil participantes de todos os Estados em Brasília entre 27 e 31 de janeiro de 2019, conforme publicado na portaria nº 1.730 do Ministério da Saúde.

O evento destes dois dias aqui em Ubatuba reúne representantes das aldeias guaranis Renascer do Corcovado e  Boa Vista, no Prumirim.

Grupos de discussão – Divididos em quatro grupos de discussão, os guaranis debateram a “articulação dos sistemas indígenas de saúde e modelo de atenção e organização dos serviços em saúde”, “recursos humanos e gestão de pessoal em contexto intercultural e financiamento”, “Infraestrutura e saneamento” e, como quarto tema, “Determinantes Sociais da Saúde, Controle Social e Gestão Participativa”.

O texto oficial da organização do evento justifica que “a 6ª CNSI ocorre m momento político crítico na história recente do país quando há uma crise institucional generalizada e são muitas as iniciativas de encolhimento dos direitos coletivos e seguridade social, especialmente através de cortes nos investimos públicos e do enfraquecimento dos direitos dos povos indígenas e demais minorias”.

Neste sentido, prossegue o texto, “um dos pilares da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena será a defesa da saúde como direito de todos, que só poderá ser garantida pela manutenção e fortalecimento do SUS. Entre os objetivos da conferência está a atualização da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, publicada em 2002, para redefinir as diretrizes e efetivar as particularidades étnicas e culturais no modelo de atenção à saúde dos povos indígenas.

Texto e foto: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba