Home / Notícias / Destaques / PROJETO BUSCA IMPLANTAR BOCAS DE LOBO ECOLÓGICAS

PROJETO BUSCA IMPLANTAR BOCAS DE LOBO ECOLÓGICAS

Projeto de Lei n° 32/19, Vereador Ricardo Côrtes (PSC), aprovado na sessão desta terça-feira (20-08), a 22ª do ano, autoriza a Prefeitura a implantar bocas de lobo inteligentes no município, como intervenção possível para evitar que lixo sólido caia na rede pluvial.  Trata-se de iniciativa já vigente em algumas cidades do país, onde uma espécie de caixa coletora na entrada da boca de lobo permite a passagem de água de chuva, mas retendo materiais sólidos.

Segundo o proponente, “essa lei vem casada com outra proposta aprovada nesta Casa recentemente buscando colocar redes coletoras de lixo em saídas de rios canalizados. São soluções de modernidade apresentando-se como intervenção possível para melhorar o meio ambiente. A Prefeitura pode ir implantando devagar, mas é projeto de futuro”, enfatizou o vereador.

Medida relativamente simples, a  colocação de coletores plásticos no  interior das bocas de lobo para reter a sujeira trazida pelas enxurradas, reduz riscos de entupimentos e previne alagamentos. O vereador também é autor de projeto de 2005, que prevê a instalação de equipamentos coletores de água de chuva em construções de Ubatuba.

Turismo – Os vereadores aprovaram ainda um remanejamento de verba ou abertura de crédito especial discutido pelos vereadores com a Secretaria de Turismo, defendido como necessário ao bom andamento da pasta.

O Vereador Adão Pereira (PCdoB) pediu adiamento por duas sessões de projeto que  institui no âmbito municipal, o Programa de Adoção de Creches ou Escolas Públicas.

Moções – A sessão contou ainda com aprovação de três moções de congratulações, a primeira do vereador Wellington de Moura (MDB) homenageando a  Torcida Sangue Jovem Ubatuba, pelos trabalhos filantrópicos e ações no cenário esportivo na cidade. Liderada por Anderson, conhecido também como Pixote o grupo, segundo o vereador, realiza “maravilhoso trabalho social, principalmente junto às Santa Casa de Ubatuba, trabalho pelo próximo, sem querer nada em troca”.

Uma segunda homenagem concedida pelo Vereador Silvinho Brandão (PSDB) focou no triatleta Luiz Claudio Graglia, conhecido como Huka,  tido como “exemplo de superação e conquistas representando nossa cidade de Ubatuba”.

Educador físico e atleta, Huka conta com mais de 200 provas catalogadas de Triathlon, mas sofreu revés físico numa das pernas, levando-o a uma cirurgia, o que afastou-o das provas por nove longos anos mas ele prometeu que retornaria às pistas. Voltou agora, numa competição em Maceió para onde viajou com outros 35 atletas.