Home / Notícias / Destaques / SEGUNDA SESSÃO APROVA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

SEGUNDA SESSÃO APROVA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO

Sindicalista cobra projeto de reajuste dos servidores informando que ele pode restringir-se a 1,31%

Com a justificativa de que “a sociedade brasileira infelizmente tem sido recordista em acidentes de trânsito com abordagem tímida da mídia sobre o problema” o Vereador Junior JR (Podemos) apresentou projeto, aprovado por unanimidade nesta segunda sessão do ano (11/02), para que se institua uma Semana de Educação para o Trânsito no calendário escolar de Ubatuba.

O vereador entende que “somente através da educação se pode reverter esses números. As regras do trânsito não são apenas para condutores, mas também para os demais figurantes como pedestres e passageiros. O conhecimento do trânsito pode prevenir as crianças de diversos perigos levando-as a dialogar com os pais sobre as atenções ao volante. Crianças de hoje são os futuros dirigentes da nação”, concluiu. Nas escolas, os ensinamentos sobre educação no trânsito devem começar nas séries iniciais e aliar teoria e prática.

Acidentes de trânsito causam 5 mortes no Brasil a cada 1 hora, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre 2008 e 2016, um total de 368.821 pessoas morreram vítimas de acidentes nas estradas e ruas do país.

De acordo com o CFM, um balanço feito nos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos. Isso levou ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).

As crianças devem ser orientadas a ter um comportamento adequado em relação à segurança necessária nas vias públicas, tanto na condição de pedestre quanto na de passageiro. Aqueles que usam bicicletas, skates, patins ou patinetes devem aprender que existem faixas para ciclistas e outros lugares apropriados e seguros para a diversão, que excluem as vias públicas. Também não devem se esquecer de usar equipamentos de proteção e segurança.

Três projetos – Foram aprovados ainda outros três projetos, sendo dois do Executivo oficializando  a Rua El Shaday no bairro Mato Dentro, além da abertura de crédito especial no orçamento e um terceiro do Vereador Osmar de Souza (PSD) liberando ruas na Maranduba para uso comercial.

Reajuste – Da tribuna, a Dirigente do Sindicato dos Servidores, Sandra Silva, cobrou agilidade da Prefeitura na liberação dos dados de reajuste salarial dos servidores que deveria já ter entrado na pauta de votação desta terça-feira (11/02). Segundo ela, o reajuste deve ficar em 4,31% por informações da Secretaria de Fazenda, tendo como referência a inflação calculada pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), quebrando regra de anos anteriores quando o reajuste vinha pelo IGPM ou Indice Geral de Preços que elevaria o reajuste de 2002 acima de 7 %, mas isso, segundo a Fazenda, levaria a Prefeitura a superar o teto de gastos com a folha que é de  54 % do orçamento.

No entanto, segundo Sandra, está previsto um aumento de 3% na alíquota de desconto para a Previdência Municipal, passando dos atuais 11 % para 14 % o que, na prática, fará com que o reajuste deste ano se limite a 1,31 %.

Os vereadores informaram que a Câmara não tem como influenciar na fixação do reajuste por ser competência do Executivo, mas que a presidência pode convocar uma Sessão Extraordinária para discutir o projeto da reposição salarial quando o Prefeito enviar.

Duas moções –  Com inversão de pauta, foram entregues antes das votações dos projetos, duas moções de congratulações. A primeira, do Vereador Rochinha do Basquete (PTB), ao surfista ubatubano  Kauan Terra, pela  conquista do título mundial do circuito de Sup Wave Pro em Barbados, no Caribe, no maior evento mundial dessa modalidade em novembro último.

Segundo o vereador, Kauan fez as baterias impecáveis com surfe progressivo avançando até o mundial na categoria junior, tendo sido parado no profissional pelo campeão Leco, mas ficando como vice-campeão. Apresentado como “um jovem simples”, Kauã atua desde os 14 anos, tendo já se sagrado campeão brasileiro na categoria junior. É tetra campeão ubatubano entre 2016 e 2019 e conquistou o título paulista em 2016.

Os vereadores Silvinho Brandão (PSDB) e Adão Pereira (PCdoB) entregaram moção conjunta aos irmãos esportistas Vitor e Yan Prado Barreto, pelo “bom desempenho  e competência aliada à dedicação que levaram os dois a conquistas sociais e desportivas no futebol”. Os irmãos já passaram por vários clubes nacionais, tendo começado a treinar aqui na Escolinha de Futebol Rubens Salles, passando depois para a escolinha Chute Inicial, do Corinthians, fazendo parte, em seguida, do time Grêmio Rio Grandense no sub-20, participando também do campeonato paulista sub-20.