Home / Notícias / Destaques / SESSÃO APROVA NOME DE UBS E 2 PROJETOS ADMINISTRATIVOS

SESSÃO APROVA NOME DE UBS E 2 PROJETOS ADMINISTRATIVOS

Foram adiadas quatro moções e um projeto conjunto dos vereadores

Em sessão que durou pouco mais que meia hora os vereadores aprovaram três projetos de caráter administrativo, o primeiro de autoria do Vereador Junior JR (Podemos) dando nome à Unidade de Saúde Pública (UBS) da Praia do Puruba, na região norte do município, homenageando a caiçara e primeira enfermeira do local, Zita Pedro dos Santos; um segundo aprovando remanejamento de verbas na área da saúde, voltado para castração de animais e o terceiro nomeando mais um procurador para os quadros da Previdência Municipal.

Projeto conjunto dos dez vereadores declarando como patrimônio imaterial e de especial interesse social a pesca artesanal e amadora  no município foi adiado por mais duas sessões a pedido dos pescadores. O Patrimônio imaterial abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo ou comunidade de pessoas (no caso os pescadores)  preserva em respeito a seus antepassados ou sua ancestralidade, para as gerações futuras.

São exemplos de patrimônio imaterial, os conhecimentos, saberes, modos de fazer ou celebrações, festas, danças populares, culinária, lendas, músicas, costumes e outras tradições.

UBS DONA ZITA –   Projeto de Lei nº 91/19, do Vereador Junior JR (Podemos)  deu o nome de Zita Pedro dos Santos ao prédio público que abriga a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Praia do Puruba na zona norte de Ubatuba.

Na justificativa, Dona Zita é apontada como pessoa de forte liderança na comunidade, tendo até os 25 anos trabalhado na roça ou na pesca com seus pais num tempo em que para vir até a cidade, só em canoa a remo ou a pé.

Nos anos 70 foi trabalhar no postinho de saúde da Praia do Estaleiro, como auxiliar de enfermagem, à época, mantido pela Igreja Católica, sendo depois transferida para o postinho do Puruba onde atuou por mais de 15 anos.

Dona Zita depois fundou a Associação Amigos da Praia do Ubatumirim, conquistando para o bairro a energia elétrica, a sede da associação, além de seis ranchos para abrigar canoas de pesca, em parceira com Prefeitura. Proprietária do  Chalé e Bar da Zita, com uma história de mais de 70 anos no local.

Segundo o proponente da homenagem, dona Zita “sempre será lembrada como legítima caiçara e grande liderança na região norte, sempre buscando a defesa da comunidade caiçara”.  A homenagem foi aprovada por unanimidade dos vereadores.