dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / Destaques / Especialistas apresentam projeto ambiental ao presidente da Câmara de Ubatuba

Especialistas apresentam projeto ambiental ao presidente da Câmara de Ubatuba

Fotos: Julio França (CMU)

Em reunião na sala do presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, Silvinho Brandão (PSDB), ambientalistas apresentaram um projeto chamado “Não Fracking Brasil”, que trata de uma ação para prevenir a contaminação da água, solo e ar em regiões do país.

O “Fracking”, também conhecido por fraturamento hidráulico, é utilizado para realizar perfurações e extração do chamado gás xisto, ou gás de folhelho, que é altamente poluente e que provoca contaminação ao meio ambiente. Com isso, a biodiversidade é eliminada e há impedimento na produção agrícola.

No encontro entre os representantes da causa ambiental e o presidente do Legislativo, que aconteceu nesta segunda-feira (1º), foi discutida uma proposta mais efetiva para que não haja essa espécie de ocorrência na cidade de Ubatuba.

O plano é claro e objetivo: criar uma legislação capaz de proibir a concessão de alvará, outorga, autorização ou licença de competência municipal a quem pretende utilizar o solo com a finalidade de exploração de gazes não convencionais pelo método Fracking.

Nas palavras do gestor ambiental, Renan Andrade Pereira, além de distrair a indústria geradora de energia e governo do investimento em fontes de energia renováveis, o processo de exploração do Fracking emite metano, gás com 25 vezes mais potente que o CO2, contribuindo cada vez mais para o agravamento das mudanças climáticas.

Silvinho Brandão se comprometeu a analisar a proposta apresentada e discuti-la amplamente com os outros nove vereadores da Casa de Leis. O presidente do Legislativo também disse que a Câmara sempre estará de portas abertas para ideias que preservem a natureza e a beleza do município.

“A questão do meio ambiente sempre é importante para a nossa cidade. É um compromisso meu e de todos nós que vivemos nesse paraíso. É muito pertinente focar na prevenção do problema. Por isso queremos trabalhar com um planejamento ambiental mais consistente”, afirma Silvinho.

Saiba mais sobre o Fracking

Com o Fracking, a profundidade das formações da camada de carvão metano (folhelho) variam de 137 m até para mais de 3.200 m. A diferença entre essa técnica (não-convencional) e a perfuração convencional é que ela consegue acessar as rochas sedimentares de folhelho no subsolo e, consequentemente, explorar reservatórios que antes eram impossíveis de ser atingidos.

Através da tubulação instalada, é injetada uma mistura de imensa quantidade de água e solventes químicos com potencial cancerígeno comprimidos.

A grande pressão provoca explosões que fragmentam a rocha. Para que o buraco não se feche novamente, são injetadas enormes quantidades de areia, que supostamente evitam que o terreno ceda ao mesmo tempo em que permite, por sua porosidade, a migração do gás a ser extraído.

O processo pode criar novos caminhos para a liberação de gás ou pode ser usado para ampliar os canais existentes. Existem, no entanto, outras formas de fraturar poços para extração de gás xisto. Às vezes, as fraturas são criadas por gases injetáveis tais como o gás propano ou nitrogênio, e às vezes a acidificação ocorre simultaneamente ao fraturamento.

Acidificação envolve o bombeamento de ácido (geralmente ácido clorídrico), na formação para dissolver algum material da rocha, limpando os poros e permitindo que gás e líquido possam fluir mais facilmente para dentro do poço.

Alguns estudos têm mostrado que mais de 90% de fluídos do Fracking podem permanecer no subsolo. Fluídos de fraturamento usados que retornam à superfície são muitas vezes referidos como flowback, e estes resíduos são normalmente armazenados em lagoas abertas ou tanques no local do poço antes da eliminação, gerando assim contaminação do solo, ar e lençóis de água subterrânea.

Texto: Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Ubatuba