dominos pizza coupons

shopclues offers

amazon promotional codes

cleartrip coupons

globalnin.com

Home / Notícias / Destaques / NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, HOMENAGEADOS DESAFIAM LIDERANÇAS A LUTAR POR EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE, HOMENAGEADOS DESAFIAM LIDERANÇAS A LUTAR POR EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Vinte personalidades receberam os Títulos de Cidadãos Ubatubenses ou Ubatubenses Ilustres no Teatro Municipal

Em evento na segunda-feira, 28 de outubro, parte tradicional dos festejos de aniversário de 382 anos de Ubatuba,  o Teatro Municipal acolheu  pela segunda vez desde sua inauguração, a sessão solene da Câmara Municipal para a entrega de títulos de Cidadãos Ubatubenses e Ubatubenses Ilustres a vinte personalidades ligadas à história do município, uma cerimônia carregada de conteúdo e pronunciamentos desafiadores.

Desta vez as declarações dos homenageados não trouxeram apenas emoções, relembranças ou memórias de cada um, menções aos familiares e gratidão por conhecer ou viver em Ubatuba, mas houve também cobranças e desafios como o feito pelo professor Cândido de Moura, idealizador do projeto Ubatuba Sat no colégio Tancredo Neves para que as lideranças e os cidadãos se envolvam na luta para tirar o município da lista dos mais pobres do Litoral de São Paulo ou do professor Camilo Lellis e da bicampeã brasileira de surfe, Suelen Naraísa de Almeida pedindo mais apoio à Educação.

Superar pobreza – Cândido de Moura, com estudos em Física e Engenharia Espacial (ver biografia anexada) citou pesquisa sobre cidades inteligentes ou smart cities da Urban System,  maior empresa de marketing imobiliário do Brasil, a mostrar que Ubatuba seria a cidade mais pobre do Litoral de São Paulo e para ele “isto é um desafio a nós, cidadãos e lideranças locais, para que superemos isso”.

Em sua fala de agradecimento pelo título ele “conclamou os cidadãos e lideranças naturais do município para que coloquemos como meta de trabalho para os próximos anos, a união de forças para superar esse ranking. Estar entre a cidades mais pobres do Litoral de São Paulo é um problema que tem que sensibilizar a todos. Nós que ocupamos lugar de liderança não podemos dormir tranquilos diante de um dado como este”, discursou.

Ele informou que passou os dados da pesquisa para o Prefeito e para os vereadores pedindo para que “nós tenhamos a mesma união que tivemos para lançar no espaço nosso satélite estudantil, chamando a atenção da mídia internacional, e agora que essa união nos leve a um desenvolvimento inclusivo e sustentável no município. Não serei um maestro dessa luta mas serei um músico afinado”, prometeu.

Educação é o caminho – Também o professor Camilo de Lellis, filho de família pobre do Sertão da Quina e hoje com doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade de São Paulo e lecionando na Universidade Federal do Estado (Unifesp)  tida como a melhor do país, (ver biografia) também lembrou que “é preciso que os políticos, os cidadãos,  pensem que a educação é o caminho para o desenvolvimento”. “

“Já estive em 25 países nas minhas pesquisas”, declarou. “Estive na Singapura, na Malásia, na Inglaterra, França, estou voltando de Estocolmo onde participei da cerimônia de entrega do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, e em todos esses lugares não vi nenhuma outra solução para mudar um país, um local, a não ser pela educação. Pela educação mudamos o meio”. Lembrou que em todos esses lugares fala de Ubatuba e ensina como se pronuncia o nome da cidade, “em chinês, em alemão, em francês, etc…”

Falando da surpresa pela indicação de seu nome como Ubatubense Ilustre (“não sou líder comunitário, não sou empresário nem campeão de surfe”) ele  elogiou a sensibilidade, a perspicácia do Vereador Osmar de Souza (PSD) por ter indicado um professor, por “homenagear alguém da área de Educação. Do ponto de vista da popularidade o cientista ou quem trabalha em Educação não é nada popular. Mas aquele menininho pobre do Sertão da Quina tornou-se professor da melhor universidade do Pais, a Unifesp”, enfatizou.

Professor Camilo mostrou preocupação pelos rumos que a política educacional vem tomando no país afirmando que “estamos vivendo momento muito crítico no Brasil, estamos preocupados com um possível fim do Fundeb (Fundo para a Educação) no ano que vem “. Foi aplaudido.

Também a bicampeã brasileira de surfe, Suelen Naraísa , dizendo falar por todas as mulheres ilustres de Ubatuba (“é um título delas”) lembrou a todos que “o esporte não nos torna apenas grandes campeões, mas também grandes cidadãos. O esporte é uma forma das mais simples de trabalhar com crianças e adolescentes, por isso vamos utilizar mais o esporte como uma ferramenta de educação”, conclamou.

Os homenageados – Presidida pelo Vereador Silvinho Brandão (PSDB),  a solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos homenageados que, ao final da sessão, dirigiram-se ao restaurante Oásis, na Praia Grande, para o tradicional jantar festivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Já no ano passado, por decisão do Presidente da Câmara , os títulos concedidos unificaram o gentílico ou adjetivo que designa o nascido em Ubatuba dos não nascidos,  tratando todos como ubatubenses. Em solenidades anteriores, havia distinção entre ubatubano ou caiçaras e ubatubenses ou migrados.

Na segunda-feira foram entregues os títulos de Cidadão Ubatubense e Ubatubense  Ilustre às seguintes personalidades, seguindo-se os nomes por ordem alfabética:

 

CAETANO PEIXEIRO – Ubatubense Ilustre (Ver. Rochinha do Basquete – PTB)

Caetano Lourenço do Nascimento, mais conhecido em nossa Ubatuba como Caetano Peixeiro, caiçara nascido em 24 de maio de 1932, filho de seu Bernardino Lourenço do Nascimento e de dona  Florisbela do Nascimento, caçula de quatro irmãos, é figura popular em nossa Ubatuba, por ter sido um dos primeiros a trabalhar na limpeza de peixes e camarão para os turistas da cidade.

Do seu casamento com Lazarione Socca, já falecida, teve quatro filhos, Arlete, Lucilene, Pitter e Paulo, sendo hoje avô de seis netos e três bisneto. O quarto bisneto está a caminho. Hoje vive seu segundo casamento com a senhora Enedina Santo.

Sempre empreendedor​,  Caetano​ montou o primeiro atacadista de peixe da cidade, a “Peixaria e Atacadista Caetano”, vendendo peixe no atacado e varejo aqui e nas cidades vizinhas, sendo considerado o maior distribuidor de peixe do Mercado Municipal  na época.

Foi eleito a vereador desta Casa de Leis em 1970 atuando na área da saúde, correndo atrás de recursos financeiros para o setor, chegando a ir ao Rio de Janeiro em seu caminhão para buscar médico e recursos para a Santa Casa.

Hospedava familiares e moradores das praias distantes quando vinham em tratamento médico, chegando a ir buscar moradores de Picinguaba para consulta.

Também sempre lutou na defesa dos pescadores tradicionais e da pesca artesanal na cidade, visando a manter nossa cultura caiçara viva. Ainda como vereador, buscou verbas com deputados estaduais e federais da época para o término da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos.

Curtia tanto jogar bola que, uma vez, estando em São Paulo a descarregar peixe no Ceasa, recebeu ligação do Fiovo Frediani perguntando onde ele estava e cobrando se ele havia esquecido o jogo daquele dia. De São Paulo ele respondeu que já estava chegando. Pois ele fretou um táxi aéreo, um avião pequeno, só para não perder a pelada, deixando o caminhão em São Paulo. Findo o jogo voltou para pegar o caminhão.

Por sua história de empreendedorismo e por ter sempre batalhado pela nossa querida Ubatuba e pelo desenvolvimento do setor pesqueiro, “seu Caetano Peixeiro”, se faz merecedor dessa justa homenagem como Caiçara Ilustre.

 

CAMILO DE LELLIS SANTOS – Caiçara Ilustre (Ver. Osmar de Souza – PSD)

Camilo de Lellis Santos, caiçara de nascença, vive desde o nascimento na mesma humilde casa do bairro do Sertão da Quina, onde, bebê ainda, foi adotado pelo pescador e funcionário do Parque Estadual da Ilha Anchieta, Pedro Félix dos Santos, falecido em 2014, e pela artesã Rosália Luíza do Prado Santos.

Criado nos costumes tradicionais na região sul de Ubatuba, o agraciado é um exemplo de excelência na área da Educação, sendo hoje  professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), após  tornar-se doutor pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), onde realizou parte do seu projeto de pesquisa de pós-doutoramento em colaboração com pesquisadores da Université Laval de Quebec no Canadá.

Para chegar a esse prestígios acadêmico, a cidade de Ubatuba teve papel fundamental na sua formação para a cidadania ao proporcionar vivências em ambientes paradisíacos que o estimularam a seguir a carreira na área de Ciências Biológicas, formando-se pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru/SP, instituição que figura entre as 10 melhores do país. Ali aprofundou-se nos estudos sobre a secreção de insulina e diabetes.

Aluno de notas exemplares e formação científica consolidada, Camilo pulou a etapa do mestrado para fazer direto o doutorado na USP, a melhor universidade do país. Lá, no instituto de Ciências Biomédicas – USP dedicou-se a  estudar bases moleculares do funcionamento do pâncreas endócrino que produz insulina durante a gestação e lactação, tornando-se, aos 26 anos, um dos mais jovens doutores do país e um dos mais jovens a ser contratados pela Unifesp.

Inspirado por seus conhecimentos nativos de caiçara, Camilo decidiu focar pesquisas em produtos naturais da região para a prevenção e tratamento da obesidade, estudando  extratos de cambuci (Campomanesia phaea) e araçá (Psidium cattleianum).  Hoje também se dedica a pesquisas sobre Neurociência da aprendizagem e impacto dos smartphones no ensino da biologia.

Pois esse exemplo de superação nasceu aqui em Ubatuba e é graças a nossa cidade que o país e a comunidade científica podem contar  com este jovem tão inspirado a fazer a diferença através da educação fazendo predominar o valor das tradições e experiências das comunidades tradicionais caiçaras.

 

CÂNDIDO OSVALDO DE MOURA – Ubatubense Ilustre (Ver. Silvinho Brandão – PSDB)

Cândido Osvaldo de Moura é o primogênito do casal Irênio Justiniano de Moura e Thétis Alves da Rocha,  filho desta cidade de Ubatuba onde nasceu no dia seis de abril de 1960  na casa de seus pais, localizada a Rua Hans Staden.

Cândido ainda antes da idade escolar já demonstrava muito interesse pelo aprender.  Já nos tempos de escola, destacou-se pela disciplina e pelos sonhos. Também foi nesse período que o menino tímido mas com espírito de liderança imaginava em ser um astronauta. Aos nove anos, acompanhou com ansiedade, a chegada do homem à lua.

Seguindo o caminho longo do aprender, formou-se em física pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em  1982, tornando-se mais tarde Mestre em Engenharia Espacial. Atuou como Secretário de Planejamento no mandato do Prefeito Pedro Paulo.

Cândido também é empresário desde 1989, no ramo da construção civil. Já se passaram mais de 30 anos entre a sala de aula e seus empreendimentos e ele não se esqueceu do exemplo de perseverança e trabalho de seus pais e de sua velha avó materna, que dizia: “Aprender não ocupa espaço.”

Lutando de frente contra a desigualdade estudantil, foi um dos responsáveis pela criação do MIM ( Médio Integrado a Informática) da Escola Tancredo Neves.

Foi ai na Escola Tancredo Neves que ele idealizou o Projeto Ubatuba Sat envolvendo alunos e professores no projeto pioneiro no Brasil de Educação Científica, a  construção e lançamento no espaço em 2017 do Tancredo-1, um micro satélite ou tube-sat, com apoio na plataforma picosat feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O material para a construção do satélite foi pago por comerciantes da cidade e seu lançamento obtido mediante apoio da AEB. O projeto segue seu curso infinito e já há expectativa para por mais um satélite em órbita.

Os alunos participantes do projeto também realizaram intercâmbio na cidade de Boston, nos Estados Unidos  e viajaram ao Japão, história que os marcará para sempre.

O menino que sonhava chegar à lua provou por A+ B que sonhos não envelhecem, e contribuiu para que Ubatuba ficasse para sempre entre as estrelas e os demais astros do espaço. Por tudo isso, por seus sonhos e iniciativas, é que esta Câmara Municipal oferece ao professor Cândido Moura o título merecido de Ubatubense Ilustre.               

 

CARLOS LUIZ ALONSO – Cidadão Ubatubense (Ver. Adão Pereira – PCdoB)

Carlos Luiz Alonso, nasceu na cidade de São Paulo em 5 de janeiro de 1952, vindo a conhecer a cidade de Ubatuba em 1972, ao lado de amigos em uma festa de carnaval, ocasião que se apaixonou pelo povo Ubatubense.

Em 1976 retornou à cidade para adquirir uma área às margens da Rodovia Oswaldo Cruz, onde construiu uma fábrica de blocos e comércio de areia, empregando várias famílias, gerando renda e fomentando a economia local.

Posteriormente na mesma área ele construiria a maior casa de shows da cidade, nascendo em 1980 o famoso “Forró do Alonso”, espaço de grande sucesso no município.  Desativado, o “Forró do Alonso” hoje tem seu espaço ocupado em parte como salão de festas, e outra parte com locação comercial.

Em 1978 casou-se com Aparecida da Anunciação Duarte de Freitas, fixando sua primeira residência na Avenida Iperoig, no piso superior do famoso “Tom Bar”. O primeiro filho do casal veio em 1979, a Lilian Duarte,  hoje farmacêutica. Seu segundo filho, Vinícius Duarte nasceu em 1983, e por último o caçula Daniel Duarte de Freitas Alonso, sendo todos recebidos em um lar de muito amor e afeto.

Avô de Ismara, Isabela e Manuela, depois de muito tempo de trabalho, adquiriu um sítio no bairro Sertão do Ubatumirim, hoje seu local de descanso e preservação da natureza, onde recebe os muitos amigos e familiares.

Senhor Carlos Luiz Alonso, (Alonso), pelo seu empenho, trabalho, dedicação, espírito empreendedor e relevantes serviços prestados a Ubatuba se faz merecedor de tão distinta e importante honraria o Título de Cidadão Ubatubense oferecida singelamente, nesta solenidade por esta augusta Casa de Leis.

 

TENENTE CORONEL MACÁRIO – Cidadão Ubatubense (Ver. Reginaldo Bibi – MDB)

Oriundo do 3º Batalhão de Choque / 3ª Companhia do Comando de Operações Especiais e Canil da Polícia Militar, o Tenente Coronel PM José Antônio Macário de Faria  chegou em Ubatuba em fevereiro de 1988, com o objetivo de comandar a Polícia Florestal como 1º Tenente.

Neste período, conquistou junto á Prefeitura Municipal um terreno onde construiu o quartel da Polícia Florestal, em funcionamento até hoje na entrada da cidade, vizinho ao prédio desta Câmara.

Em 9 de janeiro de 1990 assumiu o comando da recém criada Companhia de Polícia Militar de Ubatuba ai permanecendo por 12 anos. Durante seu comando, conseguiu por decreto do Governador do Estado a área de 48 mil metros quadrados onde foi erguido o quartel para Polícia Militar, com 1.200 metros de área construída, com 3 salas de aula e alojamento para 300 policiais de reforço para temporada.

Enquanto comandou a 3ª CIA em 1994 foi instalada a Escola de Soldados do Litoral Norte, formando 64 policiais. Nesta mesma ocasião, também formou a Guarda Municipal nas instalações do quartel da PM.

Em 1992 criou a prova pedestre Soldado Paulino com o objetivo de integrar a polícia militar com a comunidade através do esporte, prova esta que hoje está em sua 22ª edição e conta com mais de 2 mil participantes.

Em 1996 comandou a Operação de Resgate de Vítimas das enchentes que assolaram o município de Ubatuba, destruindo trecho da estrada da Serra.

Ainda durante o seu comando, foi instituído o policiamento comunitário com bases de segurança nos bairros da Maranduba, Lázaro, Perequê-Mirim, Centro, Ipiranguinha, Itamambuca e Picinguaba.

Implantou o PROERD (Programa de Resistência as Drogas ) no município de Ubatuba. Sob seu comando, recebeu a equipe de policiamento feminino.

Promovido a Major em 2002, enquanto subcomandante do 20º Batalhão do Interior – Litoral Norte – foi transferido para São José dos Campos, onde encerrou sua carreira, como Tenente Coronel já na reserva.

Entre 2004 e 2005 assumiu o comando da Guarda Municipal, promovendo a instrução e treinamento dos guardas, consolidando o porte de armas. Retorna ao posto em 2007/2008.  Em 2010, assume por três meses o mandato de vereador suplente, tornando-se depois Administrador da Regional Norte do Município, cargo ao qual voltou em 2018.

Por esse histórico se faz merecedor do Título de Cidadão Ubatubense.

 

CRISTIANO VIEIRA MENDES – Ubatubense Ilustre (Ver. Reginaldo Bibi – MDB)

Cristiano Vieira Mendes ou Tiano Mendes, como é também conhecido, é um artista versátil, dono do maravilhoso dom para as artes, autor de obras singulares com fortes referências a paisagens e à natureza de Ubatuba.

Nascido em 13 de fevereiro de 1976 ele é filho do grande pintor e letrista Valdir D’Águas, com quem começou a pintar letreiros, muros e carrinhos de lanche e Odete Soares de Moura. É também neto do “Pescador do Trevo”, ou seja, o homem que serviu de inspiração para a estátua em homenagem ao Pescador Ubatubense, Seo José Vieira Mendes, o famoso “Zé Capão” e sua querida Vó Dona Sebastiana.

Tiano Mendes faz história com sua arte independente e muitas vezes questionadora, onde se relatam fatos do cotidiano, despertando reflexões junto à comunidade Ubatubense. Para ele, suas obras são uma mistura de surrealismo fantástico com  realismo pois ele toma cuidado com os detalhes reais de suas pinturas ao mesmo tempo que se permite brincar com o tema.

Suas telas vem carregadas de cores, como quando ele retrata a fauna local, como tucanos, bicho-preguiça, a onça pintada ou tartarugas, trabalho que passamos a ver exposta na arte coletiva dos pontos de ônibus da cidade.

Apesar de nascido em Ubatuba, Tiano já morou em São Paulo onde estudou Artes Plásticas na Escola Panamericana de Artes. Voltou para Ubatuba em 2013, abrindo ateliê próprio no Perequê-Açu, à rua Padre Manoel da Nóbrega, onde dá aulas e expõe suas telas.

Excelente professor, Tiano Mendes é um artista plástico profissional e completo. Suas obras romperam as fronteiras da Terra Tamoia e tornou-se orgulho de sua gente, fazendo-o merecedor do Título de Ubatubense Ilustre.

 

MARCOS BERTAIOLLI – Cidadão Ubatubense (Ver. Osmar de Souza – PSD)

Marco Bertaiolli,  Deputado Federal pelo PSD, tem, aos 51 anos,  um extenso currículo na vida pública, iniciada como vereador, vice-prefeito, deputado estadual e prefeito de Mogi das Cruzes por dois mandatos, tendo sido reeleito com mais de 82% dos votos.

Terminou os 8 anos à frente da Prefeitura de Mogi das Cruzes com uma aprovação de 92% da população, recebendo o Prêmio Gestão Altamente Eficiente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, prêmio que o credenciou a disputar as eleições para deputado federal em 2018, tendo sido eleito com mais de 135 mil votos.

É formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Comerciante, Bertaiolli sempre foi ligado às entidades de classe, principalmente àquelas voltadas às pequenas e microempresas como as Associações Comerciais e o Sebrae. Está criando, no Congresso Nacional, uma Frente Parlamentar em Defesa das Associações Comerciais com o objetivo de fortalecer todo o segmento e valorizar o empreendedorismo.

Na vida pública, Bertaiolli é considerado um político dedicado, focado e empreendedor com uma visão de futuro voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas, no desenvolvimento econômico, na igualdade de direitos e na justiça social. Em Brasília, tem realizado um trabalho fundamentado no fortalecimento das micro e pequenas empresas, na geração de emprego, na retomada da economia e na abertura do mercado de trabalho para os jovens, sendo inclusive um dos responsáveis pela reformulação e modernização da Lei do Jovem Aprendiz, que deverá ser apresentada no Congresso Nacional agora no segundo semestre, ampliando e democratizando os acessos.

Outro grande foco de trabalho de Bertaiolli está na área da saúde, como membro titular da Comissão de Saúde e Assistência Social, do Congresso Nacional a discutir desde a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) até ações voltadas para a melhoria de vida das pessoas. Também é membro titular da Frente Parlamentar em Prol das Santas Casas.

Graças a Bertaiolli, como Deputado Estadual, Ubatuba, foi contemplada com emenda para a ponte de laje do Bairro Sertão da Quina e dois milhões de reais para a Saúde, sendo que R$ 500.000,00 já foram pagos, além de outro milhão de reais para Infraestrutura / Pavimentação, tornando-se assim, merecedor desse Título de Cidadão Ubatubense.

 

DOMINGOS DA CUNHA BUENO – Caiçara ilustre (Ver. Manuel Marques – PT)

Casado com dona Ângela Virginia Cunha Bueno com a qual teve dois filhos sendo hoje avô de dois netos, Domingos da Cunha Bueno é um caiçara nato, pescador desde a juventude, tendo se mudado posteriormente para a cidade portuária de Santos, onde residiu alguns anos antes de retornar a Ubatuba para auxiliar os familiares na pesca de cerco.

Considerando que para melhor manter a família ele procurou exercer outra atividade, quando teve a oportunidade de trabalhar no Centro de Biologia Marinha da USP –(Universidade de São Paulo) como técnico de pesca, serviço o qual permaneceu até quase se aposentar.

Nesse entretempo, teve a ideia de, junto com os filhos, de abrir na Praia das 7 Fontes o quiosque Rainha do Mar, o qual hoje tem mais de 20 anos de funcionamento.

Considerando que o senhor Domingos da Cunha Bueno, junto com todos seus familiares, soube sempre valorizar as raízes caiçaras e lutar pelo desenvolvimento da cidade de Ubatuba, é por isso que homenageamos hoje sua pessoa com esse singelo Título de Ubatubense Ilustre pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade amada.

 

FERNANDO FLORINDO – Ubatubense Ilustre (Ver. Junior JR – Podemos)

Fernando Florindo de Souza, legítimo caiçara nascido no dia quatro de dezembro de 1973 é filho de Onofre Florindo de Souza da praia da Almada e Luzia Maria de Souza, esta nascida no Sertão do Ubatumirim.

Penúltimo filho de uma família de 8 irmãos, aos 19 anos montou com  seu primo Aguinaldo de Souza Martins seu próprio negócio, hoje  um dos melhores e mais famosos locais da cidade, o Bar da Almada.

Empreendedor,  abriu a Pousada Rancho do Onofre em espaço que pertencia ao seu pai, desta forma o homenageando,  acolhendo turistas do Brasil e do mundo. Fernando foi presidente da associação dos moradores da praia da Almada por dois anos, tendo no cargo construído banheiros para dar suporte ao Festival do Camarão, a lixeira comunitária, ponto de ônibus da comunidade, a passarela de acesso à praia do Engenho.

Participou como um dos organizadores de mais de 15 edições do Festival do Camarão. Trabalhou como monitor de trilhas por 4 anos no Parque Estadual da Serra do Mar no núcleo Picinguaba. Hoje é um empresário bem sucedido que além de gerar empregos,  dá total suporte para todas as festas locais na Região Norte.

Fernando foi casado por 19 anos com Maria Aparecida de Oliveira, e como fruto dessa união veio seu filho Vinicius Oliveira Florindo de Souza de 16 anos.

Por toda sua historia e por ter realizado grandes feitos em prol de Ubatuba, ser um caiçara aguerrido, uma pessoa de caráter impar, dentre outras atribuições, é que Fernando Florindo de Souza é considerado merecidamente, um Ubatubense Ilustre.

 

GOVERNADOR JOÃO DÓRIA – Cidadão Ubatubense (Ver. Ricardo Côrtes – PSC)

João Agripino da Costa Dória Junior, mais conhecido como João Dória Junior, foi eleito Governador do Estado de São Paulo, para cumprir mandato entre 2019- 2022, tendo como carro-chefe de sua proposta o programa “SP Cidade Linda” e o “Corujão da Saúde” que utilizaria horários ociosos da rede particular de hospitais para zerar a fila de exames da cidade em até noventa dias.

João Doria Júnior nasceu na Capital do Estado em 16 de dezembro de 1957, filho do ex-deputado federal João Doria e da empresária paulista Maria Sylvia Vieira de Moraes Dias Doria.

Formado em Comunicação Social, pela Fundação Armando Alvares Penteado, ocupou importantes posições em suas atividades profissionais, tendo comandado a EMBRATUR entre 1986 e 1988. Eleito Prefeito do Município de São Paulo  em 2016, desligou-se do cargo para concorrer ao Governo do Estado, sendo eleito em 2018.

Hoje, João Dória Junior ultrapassa as expectativas de suas propostas de campanha, tornando-se político referência no que tange à qualidade de serviços e no controle dos gastos da máquina pública.

O Título de Cidadão Ubatubense foi oferecido em reconhecimento à carreira e dedicação de João Dória Junior desempenhada em prol do avanço da democracia.

 

JURANDIAU LOVIZARO – Cidadão Ubatubense (Ver. Claudnei Xavier – PSDB)

Jurandiau Lovizaro nascido em 09 de abril de 1950  na cidade de São Paulo, decidiu morar em Ubatuba em setembro de 1984, quando iniciou suas atividades profissionais no comércio conhecido como Rei do Coco, no bairro do Itaguá e onde permanece até hoje, agora como restaurante Rei do Peixe. São 35 anos no mesmo local.

É casado com Sônia Regina Maciel Lovizaro, com quem tem quatro filhos, Thiago, Thais, Thânia e Talitha, além da Juliana de um primeiro relacionamento.

Após os estudos básicos, ingressou na Faculdade Mackenzie, onde cursou  Análise de Sistemas e Computação, optando depois por cursar Administração de Empresas na Faculdade Tibiriçá, no Largo São Bento. Recentemente, complementou seus estudos cursando Gestão Pública, por ensino à distância.

Em 1987, convidado a ingressar no Rotary Club de Ubatuba, ali exerceu diversos cargos, tendo sido eleito Presidente da entidade por duas vezes. É o mais antigo membro do clube na cidade.  Em 1993 foi eleito presidente da Associação Comercial de Ubatuba, exercendo o cargo por dois mandatos.

Quando assumiu a associação, havia apenas 80 associados. Ao término de seu segundo mandato, o número de participantes ultrapassava 400 inscritos. Ele cita que das diversas realizações ali, a mais significativa foi e continua sendo a parceria com a UNIMED de São Jose dos Campos, o que permitiu que a associação tivesse um fluxo financeiro, possibilitando ter sede própria e outros bens. Mérito também, das administrações que o sucederam e que ajudaram a tornar a associação uma das melhores da nossa região.

Em 1995 foi eleito provedor da Santa Casa de Ubatuba, atividade que exerceu até 2001. Neste período, promoveu uma grande reforma no prédio e construiu o novo Pronto Socorro, novos quartos na maternidade, compra de novos equipamentos. Implantou ainda o Vale Saúde, Plano que proporcionou recursos para a Santa Casa, possibilitando a contratação de médicos em várias especialidades.

Em 1996 foi convidado para assumir a presidência da COMTUR, Companhia Municipal de Trismo, cargo que exerceu até 1998, concomitantemente com o cargo de provedor da Santa Casa.

Em 2001, na gestão do Prefeito Paulo Ramos, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Para esta atividade, teve que fazer um curso de saúde pública com o professor Ariovaldo da Universidade de São Paulo (USP).  Ocupou a pasta por um ano e meio, deixando o posto para dedicar-se a suas atividades particulares.

Em 2004, foi convidado novamente para atuar como Provedor da Santa Casa mas com a intervenção decretada pelo prefeito Eduardo César na entidade em 2005, Lovizaro afastou-se definitivamente das atividades representativas do município.

Atualmente é membro do Conselho Municipal de Segurança, atividade que já exerce por muitos anos, contribuindo para o bem-estar da população.

Jurandiau Lovizaro, por seu empenho e dedicação tem se destacado dentre os muitos cidadãos desta cidade, tornando-se merecedor de tão importante honraria que esta Casa de Leis oferece que é o Título de Cidadão Ubatubense.

 

PASTOR ANTÔNIO OSNIR VIEIRA – Cidadão Ubatubense (Ver. Manuel Marques – PT)

O Pastor é uma figura muito importante no contexto bíblico, cabendo a ele cuidar, amar e zelar pelas ovelhas, muitas vezes abrindo mão de regalias em favor dos mais humildes. Ser pastor é buscar imitar o senhor Jesus, o bom Pastor.

Considerando que o Pastor Antônio Osnir Vieira é pessoa vocacionada por Deus para o Ministério, hoje ele vem realizando um lindo trabalho na Igreja Assembleia de Deus, ajudando os membros a crescer, corrigindo, aconselhando e ensinando a viver de acordo com a palavra de Deus.

Pessoa de coração integro, autêntico e sincero, o Pastor reside nesta cidade de Ubatuba há 49 anos. É casado há 39 anos com a senhora Bernadete Fagundes Vieira com a qual teve três filhos:  Robson Gabriel, César Augusto e sua linda filha Priscila Vieira.

Considerando que Deus sabe da importância e conhece o impacto que o Pastor tem exercido na vida de cada membro da sua igreja, conduzindo cada fiel a realizar o chamado de Deus, estamos concedendo a ele, Pastor Antônio Osnir Vieira,  o Título de Cidadão Ubatubense pelos importantes serviços que tem realizado na vida dos moradores de Ubatuba, cidade onde decidiu formar e criar sua família.

 

PASTOR ELIZIEL PRAXEDES – Ubatubense Ilustre (Ver. Claudnei Xavier – PSDB)

Eliziel Lemes Praxedes, 41 anos, nascido nesta cidade de Ubatuba em 14 de fevereiro de 1978,  no bairro Morro das Moças, é filho do presbítero Daniel Praxedes dos Santos e da funcionária pública municipal Geralda Lemes Praxedes. Casou-se em 2007 com a senhora Daniela Maria da Silva Praxedes, com quem tem 3 filhos, Nicole, Tatiellen e Nicolas.

Iniciou o ensino primário na Escola José Celestino Aranha no Horto e concluiu o ensino médio na Escola Idalina do Amaral Graça, no bairro Ipiranguinha.

Começou a trabalhar aos 13 anos de idade, como guarda mirim na Santa Casa de Ubatuba. Na juventude se estabeleceu na profissão de vidraceiro, trabalhando na função por mais de 20 anos, quando decidiu exercer seu chamado ministerial.

Aceitou a Jesus aos 20 anos de idade, na Igreja Tabernáculo Batista da Fé, onde um ano depois tornou-se diácono. Posteriormente, congregando na Igreja Comunidade da Graça de Ubatuba, formou-se líder de célula, exercendo a função durante 4 anos.

Em 2010 passa a congregar na Igreja Evangélica Monte Sião, onde é levado ao presbitério, servindo ali por cinco anos, juntamente com sua esposa, dirigindo congregações.

Porém em 2015 os líderes da Igreja Monte Sião Pastor Jimá Matsuoka e Kátia Matsuoka decidem encerrar o trabalho, liberando assim o jovem casal Eliziel e Daniela para começarem atuação independente. Desta forma, com muita fé e perseverança dão inicio a Assembléia de Deus Pentecostal El Shaday no bairro Ipiranguinha, onde viriam a se enraizar, conquistando em 2015 o templo próprio.

Com a sábia direção do Pastor Eliziel Praxedes como Presidente da instituição, a Igreja El Shaday vem desenvolvendo importantes projetos, principalmente através do departamento jovem. O Pastor tem sido durante todos esses anos de dedicação ao próximo, um exemplo de fé e perseverança para familiares, amigos, membros e conhecidos.

Com o projeto desenvolvido com moradores de rua com distribuição de sopão, agasalhos e cobertores, o pastor alimenta um sonho em seu coração que é a construção de uma casa transitória para atender a essas pessoas em situação de rua.

Pelo  acompanhamento emocional de jovens e também de casais,  o Pastor tem buscado o fortalecimento das famílias com a  instrução através da palavra de Deus,  transformando vidas através do ensinamento do Evangelho.

O Pastor Eliziel Praxedes, por seu empenho e dedicação tem se destacado dentre os muitos os cidadãos desta cidade, tornando-se merecedor de tão importante honraria que esta Casa de Leis pode oferecer que é o Título de Ubatubense Ilustre.

 

RENATO SARTORI – Cidadão Ubatubense (Ver. Wellington de Moura – MDB)

Renato Sartori, nascido em 10 de Abril de 1932, é natural de São Paulo – capital. Filho de Ângelo Mario Sartori e Mariana Sartori, teve uma infância tranquila.

Aos 20 anos de idade, decidiu sair da casa dos pais para seguir a sua vida e descobrir sua veia empreendedora. Trabalhou como gerente comercial em três empresas até abrir a sua própria loja de distribuição de bebidas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Casou-se em 1973 com dona Conceição Aparecida Sartori, também conhecida como Dona Cida. Dessa união nasceram seus filhos Erika, Renato  Júnior e Ângelo Mário Sartori.

Ele frequenta Ubatuba desde 1981 mas sua ligação definitiva com a cidade aconteceu quando ele adquiriu seu primeiro imóvel na praia das Toninhas. Trabalhando arduamente durante anos, aposentou-se no ano de 2000 e, sem pensar duas vezes, mudou-se para cá, fundando a empresa Altrisson.

Já com larga experiência no ramo de som automotivo e acessórios, ele conquistou o mercado, adquiriu clientes em potencial, gerou muitos empregos e formou profissionais.

Ao longo dos anos, mais de 100 funcionários fizeram parte do quadro da loja. Muitos deles hoje são microempresários, gerando ainda mais emprego graças à oportunidade concedida pelo senhor Renato.

Eu, na atribuição que me foi concedida pelo povo e por conhecer pessoalmente esse grande ser humano, posso falar com toda convicção que sem dúvidas, esse Título de Cidadão Ubatubense é mais que merecido.     

 

DEPUTADO RICARDO IZAR – Cidadão Ubatubense (Ver. Rochinha do Basquete – PTB)

O economista Ricardo Izar Junior, filho de Ricardo Izar já falecido e de  Marisa Mauad Izar, nascido na capital paulista, exerce agora seu terceiro mandato como Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, sendo eleito pela primeira vez em 2010 com mais de 87 mil votos, reeleito  em 2014 com  114 mil sufrágios e agora em 2018 conquistando 122 mil votos.

Tornou-se conhecido e respeitado por seus trabalhos na defesa da  Ética na Política, pela busca por um desenvolvimento sustentável com pleno respeito ao meio ambiente e pela proteção constante dos vulneráveisindiferentemente de sua condição, etnia, credo ou espécie.

Considerado por diversas oportunidades como o segundo melhor Deputado Federal do Brasil e o Primeiro do Estado, Izar sempre demonstrou imenso senso de responsabilidade em seus mandatos.

Foi Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no biênio 2012/2014, tendo atuado firmemente na investigação, suspensão e cassação de alguns parlamentares. Trabalhou ao longo desses nove anos em temas que visam à defesa dos direitos do consumidor, do meio ambiente equilibrado e protegido, a proteção dos animais, a regulamentação de diversas profissões, a conquista de uma habitação digna para todos e a ética no trato dos cidadãos e da coisa pública.

O deputado tem desenvolvido ou relatado projetos de lei em áreas que incentivem modalidades de energia limpa, o correto tratamento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, uma maior rigidez no cumprimento do Código Penal, a melhoria das oportunidades de trabalho para jovens e adultos, além de investir na busca por recursos e emendas que melhorem a vida da população em seus municípios.

Com frequência, Ricardo Izar convoca audiências públicas para debate de assuntos de impacto social, visando denunciar injustiças cometidas contra o consumidor e usuários de serviços públicos, assim como assuntos relativos a um ambiente mais ético na Câmara Federal.

Dentre suas várias conquistas, Ricardo Izar apresentou projetos de lei que culminaram na regulamentação das profissões de Designer de Interiores e Esteticista e teve sancionada a Lei “Salão Parceiro”, assim como a legislação que tornou obrigatório o Teste da Linguinha em recém-nascidos. O deputado foi o autor do requerimento de urgência para votação em plenário das 10 Medidas de Combate à Corrupção.

Ricardo Izar é presidente das seguintes frentes parlamentares:

  • Defesa dos Direitos dos Animais; Habitação e Desenvolvimento Urbano; Regulamentação Profissional; Portadores de Parkinson e Doenças Crônicas e Degenerativas.

Foi vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a “Máfia das Órteses e Próteses no Brasil” e criador e presidente da CPI para investigar maus-tratos aos animais em 2015, comissão essa responsável pelo indiciamento de dezenas de pessoas.

Deputado Ricardo Izar, nosso muito obrigado, por ter escolhido nossa querida Ubatuba como sua cidade de referência, pela sua bela história de vida e conquistas. Por ser essa pessoa tão maravilhosa, de bondade, amor e carinho que tanto tem ajudado  nossa cidade e munícipes, é que o senhor se faz merecedor desse Título de Cidadão Ubatubense.

 

ROQUE SATURNINO BARBOSA – Ubatubense Ilustre (Ver. Ricardo Côrtes – PSC)

Roque Saturnino Barbosa nasceu em 20 de agosto de 1945 no bairro do Perequê-Açú sendo criado no Sertão do Taquaral aqui em Ubatuba. Iniciou seus estudos aos doze anos, na Escola de Emergência Mista que foi instalada no Perequê-Açú em 1957, ali cursando até o 3º ano. Posteriormente, foi estudar no Centro, na escola Dr. Esteve da Silva, continuando seus estudos na Escola Olga Gil e Capitão Deolindo.

Trabalhou como prático na farmácia do “seu Filhinho” e depois como gerente na Droga Esse. Em 1981 fez concurso público na área de educação e saúde. Passou nos dois, mas optou  pela área da saúde, onde trabalhou até 1989, quando fez concurso para Polícia Científica, setor em que trabalha há 26 anos. Roquinho como é conhecido na cidade, é auxiliar de enfermagem e cursou auxiliar de necropsia na Academia de Polícia do Estado de São Paulo.

Em 1976, foi eleito suplente de vereador pelo partido da antiga Arena. Trabalhando há mais de 50 anos, Roquinho com seu empenho e dedicação, engrandece e dignifica os profissionais na área de saúde em Ubatuba, sendo merecedor desse Título de Ubatubense Ilustre.

 

BENEDITO JOSÉ DA SILVA – Ubatubense Ilustre (Ver. Adão Pereira – PCdoB)

Benedito José da Silva, conhecido por todos comoseu Dito”, nascido em 3 de abril de 1946 no bairro da Estufa, em Ubatuba, é casado há 52 anos com Nilda Alcides Rodrigues, pai de sete filhos: Maria Aparecida, Paulo César, Benedito Rodrigues, Marcos Antonio, Ana Lucia, Nilton César e Roberto Rodrigues da Silva, avô de sete netos e três bisnetos.

Cheio de muita fé e disposição sempre foi lembrado por todos como exemplo de pai de família, construindo uma história de lutas e vitórias no decorrer da sua vida. Pessoa simples e muito querida por todos, servindo a Deus de forma  sublime, iniciou sua caminhada com 13 anos, como funcionário do Parque Estadual do Horto Florestal.

Aos 23 anos de idade começou a trabalhar na comunidade do Ipiranguinha ao lado da Irmã Sofia, figura ímpar no bairro onde, conduzidos pela ação do Espírito Santo, realizavam muitas obras, na então capela por eles consagrada a Nossa Senhora de Fátima.

Pouco tempo depois o Espírito Santo se manifesta através da Irmã Sofia e Frei Angélico e ambos convidam “seu Dito” a ser o primeiro Ministro da Eucaristia na Capela o que lhe deu muita alegria, passando a realizar celebrações em todos os bairros adjacentes. Nomeado Presidente da capelania, com o auxílio da Comunidade, ergueram o atual prédio da Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Em seguida, já com o Padre Dislau, participou da transição realizada pela Diocese, transformando a antiga Capela na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

O envolvimento nos trabalhos comunitários levou-o a envolver-se também na  Associação de Moradores do bairro Mato Dentro, sendo eleito presidente mas gerindo praticamente toda a região do Ipiranguinha e alcançando consideráveis resultados, como a conquista da Escola Estadual Professora Idalina do Amaral Graça.

Benedito José da Silva, pelo seu empenho, trabalho, dedicação, espírito fraternal e relevantes serviços prestados ao município,  se destaca dentre os muitos cidadãos caiçaras daqui, o que o faz merecedor de tão distinta honraria o Título de Ubatubense Ilustre oferecida singelamente, nesta solenidade por esta Casa de Leis.

 

SILVIO BONFIGLIOGLI NETO – Cidadão Ubatubense (Ver. Junior JR – Podemos)

Filho de Mário Bonfiglioli e Thereza Bonfiglioli, Silvio Bonfiglioli Neto nasceu em São Paulo – Capital – em 18 de abril de 1949. Hoje com 70 anos é casado com Marli da Silva Bonfiglioli, pai de Giovana, Gioconda Góis, Giogina Bonfiglioli, a Mimi  e Diego Rodrigo dos Santos Bonfiglioli, este hoje atuando no Havaí.

Tendo mudado para Ubatuba em março de 1992 por opção de vida, Silvio sempre teve participação ativa na vida pública do município. Começou por arrendar o extinto Camping do Indaiá no Perequê-Açú, quando organizou com esportistas da época o campeonato de futebol “Norte tem Esporte”, um campeonato de várzea que movimentou os domingos dos futebolistas do lado norte da cidade.

Em seguida arrendou a extinta cantina do Terminal Turístico, onde recepcionava os turistas de um dia, oferecendo atendimento diferenciado e também fornecendo alimentação para os funcionários da COMTUR e bombeiros que lá trabalhavam, trabalhando depois nas cantinas de escolas locais.

Começou na vida pública como chefe de Tributos na prefeitura em 1999. Entre 2005 a 2012, foi Secretário Municipal de Administração, chefe de expediente  de Gabinete e Presidente da EMDURB, tendo elaborado o estatuto da empresa. Na Administração ajudou a elaborar com comissão de servidores o Estatuto do Servidor Público participando também da criação da Associação dos funcionários.

Em 2013, eleito provedor da Santa Casa de Ubatuba, (cargo não remunerado). Ali foi responsável por verdadeira revolução na administração da instituição. Nosso tempo não permite detalhar todo o trabalho ali desenvolvido por ele, mas há que destacar-se a recuperação do selo de entidade filantrópica e  de todas as Certidões Negativas de Débito (CNDS ), inclusive a trabalhista (CNDT), deixando a Santa Casa em dia com seus impostos, e pronta para receber emendas parlamentares.

Através da adesão ao Programa Federal ProSus, conseguiu a moratória de uma dívida de mais de 20 milhões de reais. Trabalhou intensamente para transformar a hoje extinta, Enfermaria de Cuidados Especiais (ECE) em UTI, junto ao Governo do Estado. Permaneceu no cargo até o final de 2016, saindo por força do novo estatuto por ele aprovado em assembleia que não permite mais o continuísmo.

Em janeiro de 2017 reassumiu o cargo de Secretário de Administração da prefeitura de Ubatuba, em seguida a recém-criada Secretária de Habitação, onde teve a oportunidade de regularizar mais de 500 propriedades em apenas 6 meses, tempo que permaneceu no cargo.

Silvio Bonfiglili Neto, por ter realizado grandes feitos em prol de Ubatuba e ser considerado uma pessoa de caráter impar dentre outras atribuições, com louvor e merecidamente recebe o Título de Cidadão Ubatubense.

 

SUELEN NARAÍSA – Ubatubense Ilustre (Ver. Wellington de Moura – MDB)

Suelen Naraísa Domingos de Almeida, nascida em 23 de agosto de 1984 é natural de Ubatuba, filha de José Dantas de Almeida e Eliane Aparecida Domingos de Almeida, sempre teve o mar como a sua grande fonte de inspiração, tanto para o lazer em família quanto para práticas esportivas. E foi ao lado dos irmãos Wellington Carane, Wiggolly Dantas e Weslley Dantas que descobriu a sua verdadeira vocação: o surfe!

Aos oito anos de idade, incentivada pelo irmão mais velho Carane, realizou seus primeiros drop’s nas ondas de Itamambuca e, desde então, o que era apenas uma brincadeira de criança à beira-mar tornou-se  em uma linda carreira.

Com apenas dez anos foi diagnosticada com um câncer e teve que ficar por um bom tempo fora d’agua e do surfe, mas com o apoio da família, venceu essa difícil  batalha e logo voltou a surfar, mostrando  o grande talento que “morava” dentro de si, vencendo campeonatos e surpreendendo a todos os espectadores da praia.

Sagrou-se Tri-campeã Ubatubense e os surfistas locais viram nascer ali uma grande estrela. Buscando alçar vôos mais altos. Suelen entrou para o Circuito Amador Paulista, onde mais uma vez surpreendeu sagrando-se  Bi-campeã da competição.

Mas para Suelen, o céu era o limite! Profissionalizou-se e entrou na disputa do Campeonato Brasileiro de Surfe Feminino. Não foi uma tarefa fácil, a concorrência é grande, mas para Suelen, os desafios sempre foram encarados com o máximo de seriedade e dedicação possível, chegando ao tão almejado título brasileiro.

No melhor momento do Surfe Feminino no Brasil, Suelen Naraísa subiu ao lugar mais alto do pódio e, definitivamente colocou-se entre as melhores do Brasil. A consagração veio com a conquista do seu 2º título brasileiro, tornando-a um nome respeitado no mundo do surfe.

Em 2005 formou-se em Educação Física. Casou-se com Flávio Ricardo dos Santos e fundou uma escolinha de surfe em Itamambuca, onde tudo começou, tendo já formado mais de oito mil alunos.

Diante do exposto, é evidente e mais do que justo que uma ubatubense com esse histórico vitorioso receba hoje, nessa noite solene, o Título de Ubatubense Ilustre.