Home / Notícias / Destaques / SESSÃO APROVA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS DO CORAÇÃO

SESSÃO APROVA SEMANA DE PREVENÇÃO CONTRA DOENÇAS DO CORAÇÃO

O projeto lembra o Vice-Prefeito Pelé, que faleceu em março por infarto

Com pauta enxuta, a 24ª sessão ordinária aprovou nessa terça-feira (03/08)  a inclusão no calendário oficial de eventos do município, da Semana do Coração, de Luta pela Prevenção contra Doenças Cardiovasculares.

O projeto fixa toda segunda semana do mês de março para a realização de eventos educativos ou de atividades preventivas. Diz a proposta que a Administração pode firmar convênios para a realização de tais práticas.

Na Justificativa se diz que o projeto visa a prestar homenagem póstuma a Jurandir Veloso, o Pelé,  Vice-Prefeito que faleceu em 10 de março último por infarto e alertar os munícipes da importância de cuidar da saúde do coração. Nesse dia serão realizados monitoramento de pressão arterial, exames cardíacos, exercícios físicos, bem como passar orientações sobre como viver uma vida mais saudável com alimentação sadia.

Nos dados da Justificativa, mais de  300 mil pessoas sofrem infarto por ano no Brasil, sendo que 80 % dessas ocorrências poderiam ser evitadas com práticas saudáveis, como exercícios e dieta.

O Vereador Ricardo Côrtes (PSC)  acha importante, sim, a prevenção contra doenças cárdio-vascular que incluem males como a angina de peito, problemas circulatórios, colesterol alto, trombose, etc…, mas ele faz a ressalva de que “todo dia é dia da gente se preocupar com prevenção, alimentação sadia, baixo teor de gordura ou eliminar as insaturadas, baixo consumo de sal.”

O médico vereador lembra que existe nos postos de saúde o Programa que  que fala da Hipertensão e da Diabete, daí a sigla Hiper-Dia,  com distribuição de medicamentos compressores de vaso-dilatadores. Ele informa que na Santa Casa atende-se um caso de AVC ou infarto por dia e isso implica em socorro e transferência, com seus custos. Então a população pode ajudar a diminuir esses números”, conclui.

O projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes, contada a ausência de Osmar de Souza (PSD), por problemas de saúde.

Foram aprovadas ainda a redação final do projeto sobre presença de doulas em maternidades e a criação de regime especial de trabalho para agentes de trânsito, com alterações no valor de gratificações a esses profissionais.

Moções – Com inversão de pautas, antecipou-se para antes das votações a entrega de duas  moções, sendo a primeira, do Vereador Adão Pereira (PCdoB) de congratulações à equipe multiprofissional de saúde da UBS e Pronto Atendimento do Ipiranguinha por “não medir esforços no trabalho de salvar vidas diariamente através das mais variadas ações como visitas domiciliares periódicas, agendamentos de consultas e exames laboratoriais, promoção de palestras educativas, reuniões, orientações além ações de prevenção e vacinação.  Foram citados todos os nomes de componentes da equipe.

A segunda moção, do Vereador Junior Jr (PODEMOS)  foi para o atleta fisioculturista, Matheus Henrique de Souza Peixoto pela grande representatividade dedicada ao município, pelas conquistas, bravuras, e incentivo ao esporte em nossa cidade.

Nas considerações se diz que “o Fisiculturismo já foi um esporte muito discriminado, mas exige muito mais do que erguer peso. Matheus é um dos únicos a participar de importantes  competições nacionais e internacionais  representando Ubatuba pelo regional do Estado. Ele participou de 3 categorias em busca do título Campeão dos Campeões. Com apenas dois anos competindo vem se destacando em todos os campeonatos.

Junior explicou que “os vereadores quando fazem moções na maioria das vezes é para evidenciar atuações e trabalhos e de alguma forma fortalecer e incentivar esse trabalho que o homenageado faz todos os dias. Continue firme e forte, Mateus”.