Home / Notícias / Destaques / Idealizador do projeto UbatubaSat é homenageado no plenário

Idealizador do projeto UbatubaSat é homenageado no plenário

Na última sessão (15/10), o professor Candido Osvaldo de Moura recebeu uma moção do Vereador Osmar de Souza (PSD) pelo incentivo e desenvolvimento da educação em Ubatuba.

O UbatubaSat surgiu oficialmente em 2014, quando Candido, que é docente na Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, propôs aos seus alunos o desafio de montar um satélite. Desde então, através da incorporadora Saint Martin, Candido estimulou os alunos a darem continuidade ao projeto, que conseguiu apoio técnico e financeiro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Agência Espacial Brasileira. Os alunos, por sua vez, passaram por cursos de solda com qualificação espacial, além de eletrônica básica.

No decorrer da proposta, em 2013 os alunos que participavam do UbatubaSat foram até o Japão para participar do maior congresso de cientistas da área espacial, escrevendo artigos científicos para o evento, que ganharam patrocínio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tornando a viagem possível.

Com a palavra, o homenageado convidou a aluna que gravou a mensagem que foi transmitida de órbita para receber a moção juntamente a ele, que agradeceu a todos aqueles que ajudaram e incentivaram essa iniciativa.

O satélite Tancredo I foi lançado em dezembro de 2016, do Centro Espacial Tanegashima, no Japão, pela Estação Espacial Internacional.

Atualmente há planos para o lançamento do Tancredo II, que surge de uma plataforma de satélite chamada FloripaSat, na Universidade Federal de Santa Catarina, que será lançado em 2020.